Cultura

Portugal na mira de Hollywood? Estúdios de cinema mais verdes vão nascer aqui

O projeto do Tage Studios vai nascer em Palmela e promete ser o primeiro estúdio de cinema verdadeiramente verde da Europa e, talvez, do mundo. As obras vão arrancar em 2024 e envolve um investimento de 200 milhões de euros.

Portugal na mira de Hollywood? Estúdios de cinema mais verdes vão nascer aqui
Canva

O cinema está a tornar-se cada vez mais amigo do ambiente e agora e é em Portugal que isso vai acontecer. Mais precisamente no Vale do Alecrim, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal.

Este projeto tem o objetivo de ser “autossustentável desde o primeiro dia” e foi pensado para ser o primeiro a ser desenvolvido de forma totalmente verde para preservar a biodiversidade local e reduzir os danos à flora e fauna da região.

Será uma “estrutura quase zero-energética” e amiga do ambiente. Terá painéis fotovoltaicos no telhado para produção de eletricidade e sistemas de recuperação e reutilização de águas pluviais, reduzindo o desperdício de água. O paisagismo será feito de modo a assegurar a preservação da biodiversidade local e garantem que os materiais utilizados na construção serão locais e/ou reciclados”, garantiu o diretor dos Tage Studios, David Hallyday em entrevista à revista The Hollywood Reporter.

Portugal foi o país escolhido para ter o primeiro estúdio do mundo com estas características uma vez que “está extremamente desenvolvido em termos de sustentabilidade energética já estão a produzir quase 60% da sua energia através de energias renováveis”, descreveu a gestora de projeto dos Tage Studios, Claire Havet.

Para além de considerarem que o nosso país é “a Califórnia da Europa devido à média de 300 dias por ano com sol”, Portugal já se viu várias vezes nas salas de cinema. As paisagens maravilhosas são os principais pontos de atração na hora de escolher o cenário de muitas produções internacionais. É o caso de “Velocidade Furiosa X”, que foi filmado nas regiões de Viseu e Vila Real em 2022 e algumas cenas do thriller Netflix “Heart of Stone”, que foram gravadas em Bordeira no verão passado. Já no mês de março, a nova produção da saga “Star Wars” esteve a ser gravada em vários locais da ilha da Madeira.