O ballet "Nureyev", do conceituado diretor russo Kirill Serebrennikov, foi retirado do Teatro Bolshoi, em Moscovo, em conformidade com a lei que proíbe a "propaganda homossexual", anunciou esta semana o diretor-geral desta instituição cultural, Vladimir Urin.
"O ballet de Nureyev foi retirado do repertório devido à lei (...) que estabelece de forma absolutamente inequívoca os temas ligados à propaganda de valores não tradicionais", afirmou, citado pela agência russa Interfax.
Vladimir Urin salientou que o Bolshoi tomou esta decisão assim que a lei foi assinada pelo Presidente russo Vladimir Putin, em dezembro de 2022.
O espetáculo de dança que conta a história da vida do famoso bailarino russo Rudolf Nureyev estreou-se a 17 de dezembro de 2017.
Dirigido por Kirill Serebrennikov, o bailado gerou intensa controvérsia na Rússia e, em várias ocasiões, houve relatos do cancelamento do espetáculo, que foram desmentidos pelo Teatro Bolshoi até esta semana.
Em particular, os seus detratores criticavam o desenho do cenário, que mostrava um nu em grande escala do bailarino, bem como as constantes referências à sua homossexualidade.
Percurso de Rudolf Nureyev, um dos bailarinos mais aclamados do século XX
Rudolf Nureyev (1938-1993) formou-se na Academia de Ballet de Vaganova (Leningrado) em 1958, após o que entrou para o Teatro de Ópera e Ballet Kirov (atual Teatro Mariinski), na, então, cidade de Leningrado (ho