Esta quinta-feira apuraram-se os últimos 10 finalistas da Eurovisão, deixando de parte seis países que não concretizaram o seu objetivo. Portugal irá encontrar na final em Liverpool a Polónia Austrália, Bélgica, Áustria, Chipre, Eslovénia, Lituânia, Albânia, Estónia e Arménia.
Os finalistas já são conhecidos após duas semi-finais para apurar quais os países merecedores de voltarem a atuar para conquistar o troféu da Eurovisão. Na terça-feira, Portugal qualificou-se para a final, mas faltava saber quais os outros 10 países que iria competir.
Polónia Austrália, Bélgica, Áustria, Chipre, Eslovénia, Lituânia, Albânia, Estónia e Arménia não deram hipóteses (nem espaço) à Islândia, Dinamarca, San Marino, Roménia, Geórgia e Grécia, sendo que estes últimos seis países ficaram pelo caminho.
Há três anos que a Dinamarca tem falhado a qualificação, sendo que já ganhou o festival três vezes. Já a Islândia tem vindo a ser uma das favoritas ao longo dos anos, com dois “hits” de sucesso como “Think about things” e “10 years”.
No que diz respeito a San Marino, o país não tem tido um percurso risonho na competição, sendo que, em apenas 14 anos de participação, só se apurou para a final três vezes.
Este ano, participam 37 países no Festival Eurovisão da Canção, mas à final só chegam 26: os dez escolhidos na terça-feira, dez selecionados esta quinta-feira, os chamados 'Big Five' (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país anfitrião (que este ano deveria ser a Ucrânia, por ter vencido no ano passado).Os 'Big Five' e o país anfitrião têm sempre entrada direta na final.
A final está marcada para sábado (13 de maio), dia em que Portugal já foi feliz, em 2017, com a vitória de Salvador Sobral.