Cultura

Lisbon Motorcycle Film Fest junta o mundo do cinema com o das motos

O festival, que já vai na 7.ª edição, tem como objetivo promover a produção cinematográfica em Portugal e dar a conhecer o universo dos motards.

Loading...

Começou esta quinta-feira a 7.ª edição do Lisbon Motorcycle Film Festival, um festival de cinema que é dedicado ao motociclismo. O evento decorre até domingo no Cinema São Jorge.

O ator Joaquim Horta - confesso apaixonado por motas - é um dos fundadores e promotores do evento. Explica que a ideia surgiu de uma conversa e já está a influenciar o universo cinematográfico em Portugal.

“Há cada vez mais conteúdo, embora a maior parte seja direcionado para a internet, mas é feito com qualidade suficiente para ser projetado numa sala de cinema”, explica o porta-voz do Lisbon Motorcycle Film Festival à SIC Notícias. “A ideia surge daí: se há tanto conteúdo que merece ser visto de outra forma, porque não fazer um festival?”

O evento conta com vários momentos: desde a exibição de filmes e documentários, à realização de conversas com a motociclista Elisabete Jacinto.

“Um dos nossos objetivos é estimular a produção nacional. E temos conseguido. Este ano vamos ter dois blocos de curtas nacionais, o que nos deixa muito contentes. Há muito mais produção do que havia quando arrancámos. E há muitas pessoas que afirmam que foi ir ao festival e ver os filmes o que as motivou a fazer o filme.”

Além disso, o festival pretende também desmitificar os preconceitos que associam os motards ou apaixonados por motas com situações de marginalidade: “É também uma das nossas missões mostrar que não é assim, que temos outros interesses e não somos todos só pessoas que gostam de andar de pressa."