Um comunicado conjunto dos três filhos do escrito peruano revela que Mario Vargas Llosa está internado desde sábado após ter sido diagnosticado com covid-19. A família pede “respeito” neste momento, sem adiantar mais pormenores sobre o estado de saúde do prémio Nobel.
“Devido ao interesse dos meios de comunicação com o estado de saúde do nosso pai, tornamos público que está hospitalizado desde o sábado passado depois de ser diagnosticado com covid-19. Está a ser tratado por excelentes profissionais e acompanhado pela família. Pedimos que respeitem este momento de privacidade dele e nossa”, pode ler-se no comunicado assinado e partilhado pelos três filhos Álvaro, Gonzalo e Morgana.
A imprensa peruana conta que depois de uma temporada de vários meses no país, Vargas Llosa regressou a Madrid (Espanha), onde tem residência fixa. A última vez que terá sido visto em público foi no XVI Foro Atlántico, no final do mês de junho, acompanhado pelo filho Álvaro.
Recentemente, a 28 de março, o prémio Nobel completou 87 anos de idade e estava num bom estado físico. A seu lado contou com a presença da ex-mulher Patricia e dos três filhos, com os quais recuperou a relação após o término da união com Isabel Preysler, com quem viveu cerca de oito anos.
Recorde-se que em abril do ano passado, Vargas Llosa também foi hospitalizado devido à covid-19.
Prémio Nobel de Literatura em 2010, Vargas Llosa, peruano, naturalizado espanhol em 1993, está traduzido em mais de 30 idiomas e é autor de livros como “A cidade e os cães”, “A festa com a cabra” ou “O apelo da tribo”.