Cultura

Morreu o ator Paul Reubens, o icónico Pee-wee Herman

O artista norte-americano, de 70 anos, nasceu em 1952 na cidade de Peeksill, no Estado de Nova Iorque e começou a sua carreira como comediante e ator na década de 70. Lutava há vários anos contra um cancro.

Morreu o ator Paul Reubens, o icónico Pee-wee Herman
Danny Moloshok

O ator norte-americano Paul Reubens faleceu este domingo depois de passar seis anos a lutar contra um cancro. A notícia da sua morte foi divulgada nas redes sociais do artista.

De acordo com a publicação, Reubens, de 70 anos, faleceu durante a noite de domingo, dia 30 de julho, depois de uma batalha - que o ator decidiu manter privada - de vários anos contra a doença oncológica.

“Ontem à noite, despedimo-nos de Paul Reubens, um icónico ator, comediante, escritor e produtor americano cuja adorada personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com a sua positividade, extravagância e crença na importância da bondade. Paul lutou corajosamente e em privado contra o cancro durante anos, com a tenacidade e a inteligência que lhe são características. Talento nato e prolífico, viverá para sempre no panteão da comédia e nos nossos corações como um amigo precioso e um homem de caráter notável e generosidade de espírito”, pode ler-se na nota.

No mesmo ‘post’ pode ler-se um pequeno texto, assinado pelo ator, onde Reubens pede desculpa por não ter partilhado pormenores sobre a sua condição médica nos últimos anos:

"Por favor desculpem-me por não ter tornado público o que vivi nos últimos seis anos. Eu sempre senti uma enorme quantidade de amor e respeito dos meus amigos, fãs e apoiantes. Amei-vos tanto e gostei de fazer arte para vocês."

Vida do ator

O artista norte-americano nasceu em 1952 na cidade de Peeksill, no Estado de Nova Iorque, e começou a sua carreira como comediante e ator na década de 70, quando se juntou à trupe Los Angeles The Groundlings, de acordo com Themoviedb.org, uma base de dados de filmes e celebridades, citada pela agência Reuters.

Em 1982, Reubens deu, pela primeira vez, vida à icónica personagem Pee-wee Herman, através do espetáculo ao vivo “The Pee-wee Herman Show”, que acontecia em Los Angeles.

Em 1986, estreou o programa de televisão “Pee-wee's Playhouse”, lançando a carreira de Reubens. Também participou em dois filmes como Pee-wee Herman.

O que catapultou esta personagem para a ribalta foi a sua inesquecível linguagem corporal e expressões faciais, para além das falas que proporcionaram aos espetadores diversas lições de moral e sátiras sem “papas na língua”.

Escândalos em que esteve envolvido

Em 1991, Reubens foi preso depois de ter sido acusado de exposição indecente num cinema para adultos. Na época, o artista não contestou e foi condenado a 75 horas de serviço comunitário.

Já em 2004, o ator declarou-se culpado de uma acusação de posse de material obsceno e foi condenado a três anos de liberdade condicional. Depois de um acordo, foi-lhe retirada a segunda acusação de posse de pornografia infantil, tendo o ator garantido que as foografias em questão faziiam parte da sua coleção de arte.