Cultura

Morreu o cantor e compositor Sixto Diaz Rodriguez, mais conhecido por "Sugar Man"

O lendário músico nasceu em 1942 e alcançou o sucesso na década de 60, tornando-se o reconhecido em todo o mundo. Sixto Diaz Rodriguez morreu esta terça-feira aos 81 anos, revelou a filha.

Morreu o cantor e compositor Sixto Diaz Rodriguez, mais conhecido por "Sugar Man"
DOUG SEYMOUR/Facebook

Sixto Díaz Rodriguez, também conhecido como Rodriguez, foi um cantor, compositor, guitarrista e poeta, de ascendência mexicana, nascido nos Estados Unidos, país onde, no início dos anos 1970, iniciou uma carreira musical discreta e de curta duração, com apenas dois álbuns pouco vendidos ("Cold Fact" e "Coming from Reality").

No entanto, alcançou sucesso na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, país onde um grupo de fãs decidiu procurá-lo e contactá-lo, promovendo, dessa forma, o renascimento da sua carreira musical.

Esta história é contada no documentário "À procura de Sugar Man" (2012), de Malik Bendjelloul, que valeu ao realizador o Óscar de Melhor Documentário em Longa-metragem, no ano seguinte.

O filme e a sua projeção mundial graças ao prémio contribuíram para que Sixto Roriguez se tornasse famoso, sobretudo no seu próprio país.

Sixto Rodriguez morava no bairro de Woodbridge, em Detroit, e seguia uma vida simples, com ocasionais visitas a bares onde dava concertos para pequenas populações locais.

Rodriguez fez carreira e sucesso além fronteiras, incluindo na África do Sul, onde se acredita que tenha vendido mais discos do que Elvis Presley.

Mas seria em 2012 que conquistaria mais reconhecimento e teria maior projeção mundial com o documentário que reacendeu o interesse por “Sugar Man” e pela sua carreira, tendo voltado nessa altura a subir aos palcos.

Sixto Rodriguez tinha três filhas.