Cultura

Nem França, nem China: é em Portugal que fica 'A Livraria Mais Bonita do Mundo'

A Livraria Lello, no Porto, conquistou o título numa votação online em que participaram 200 mil fãs de bibliotecas e livrarias. Foi eleita entre 15 finalistas de todo o mundo.

Interior da Livraria Lello, um dos pontos turísticos mais procurados do Porto
Interior da Livraria Lello, um dos pontos turísticos mais procurados do Porto
Omar Marques/Getty Images

É Monumento de Interesse Público desde 2013 e desde que abriu portas, em 1906, não lhe têm faltado elogios. Agora, junta-se mais um título à lista. A Livraria Lello, no Porto, foi eleita ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ numa votação promovida pela comunidade online ‘One Thousand Libraries’ (1000Libraries), que atraiu mais de 200 mil fãs de bibliotecas e livrarias.

“É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal", afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.

A portuguesa ficou à frente de espaços como a Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China, que fechou o pódio. Foram escolhidas entre 15 finalistas de todo o mundo.

Conheça as três livrarias mais bonitas do mundo

Primeiro lugar: Livraria Lello, Porto

Segundo lugar: Shakespeare & Company, Paris

Terceiro lugar: Dujiangyan Zhongshug, Dujiangyan

Língua portuguesa marca uma das mais bonitas bibliotecas

Além de eleger as livrarias mais bonitas, o concurso escolheu também as bibliotecas que mais encantam os seus visitantes. O Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, entrou para o pódio, ficando em terceiro lugar.

Só foi superada pela biblioteca do Trinity College, em Dublin, na Irlanda, e pela biblioteca da Assembleia Nacional de França.