Cultura

Turista sobe fonte icónica de Florença para tirar foto e danifica estátua

As câmaras de vigilância captaram o momento em que um jovem alemão de 22 anos subiu a estátua de Neptuno, em Florença. O homem acabou por ser identificado pelas autoridades e terá de pagar uma multa.

Turista sobe fonte icónica de Florença para tirar foto e danifica estátua
Twitter

Um turista alemão subiu a icónica fonte de Neptuno, em Florença, Itália, para tirar uma fotografia e danificou a estátua centenária. Os danos causados ascendem aos 5.000 euros.

As câmaras de vigilância captaram o momento em que um jovem alemão, de 22 anos, saltou para a fonte e trepou a estátua, na madrugada desta segunda-feira. O grupo de turistas acabou por fugir, mas, devido às câmaras de vigilância na cidade, as autoridades acabaram por identificar o indivíduo, avança o Il Tirreno.

O autarca da cidade de Florença, Dário Nardella, partilhou o vídeo e a fotografia do turista na rede social X (antigo Twitter): “Este turista pensou que seria uma boa ideia trepar o Neptuno para uma selfie”, escreveu, acrescentando que “não existe justificação para o vandalismo da herança cultural”.

Os danos na estátua renascentista foram entretanto revelados: um pedaço de mármore da carruagem de Neptuno ficou partido e o casco de um dos cavalos está também danificado. Os danos causados pelo turista deverão representar um custo de 5.000 euros e irão ser reparados durante o próximo mês.

Ao jornal local La Nazione, o arquiteto responsável pela preservação dos monumentos de Florença, Tommaso Muccini, explicou que o alarme de segurança foi ativado no momento em que o turista “imbecil” desceu da estátua.

A estátua de Neptuno tem perto de 500 anos, tendo sido encomendada pelo duque de Florença Cosimo de Medici, em 1559. Esta obra tinha como objetivo celebrar o casamento do seu filho e herdeiro com a duquesa da Áustria. A estátua foi totalmente restaurada em 2018.

Os episódios de turistas que danificam património histórico e cultural em Itália têm-se repetido nos últimos meses. Em Roma, vários visitantes foram apanhados a cravar o seu nome nas paredes do Coliseu. Também durante o mês de agosto, um grupo de turistas destruiu uma estátua com mais de 150 anos, em Lombardy. Também o Corredor Vasariano foi vandalizado durante o verão.

Em Portugal, um homem destruiu a estátua de D. Sebastião, que figura na fachada da estação do Rossio, para tirar uma selfie. O incidente ocorreu em 2016, tendo a obra sido restaurada e reposta no local em julho de 2021. Em tribunal, o homem confessou ter destruído a estátua, mas acabou por ser absolvido.