Cultura

Uma viagem pelos 100 anos da Disney que inclui entrevistas com algumas lendas da companhia

A Disney celebra 100 anos com uma exposição em Londres que a SIC visitou.

Loading...

Há precisamente 100 anos, dois irmãos criavam, numa garagem em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma companhia que viria a fazer parte do imaginário de milhões. O contrato da criação da Walt Disney foi assinado a 16 de outubro de 1923.

O documento é uma das peças que está em exibição na exposição de Londres, que a SIC visitou. Lá podem ser vistos mais de 250 objetos que fazem parte do arquivo, algumas peças do guarda-roupa (como o vestido da Cruella de Vil, dos "101 Dálmatas") e vídeos.

Mas os visitantes também podem ter experiências interativas, como manipular o "Rocket" dos "Guardiões da Galáxia" apenas com a cabeça ou tocar numa mesa para descobrir a história por detrás de muitos personagens.

Para a reportagem, a SIC entrevistou Bret Iwan, que é a quarta pessoa a dar voz ao Rato Mickey. Iwan contou que ficou intimidado pela pressão de continuar o legado do próprio Walt Disney.

Eric Goldberg é considerado uma das "lendas" da Disney. Responsável por alguns personagens, foi também co-realizador do filme "Pocahontas". À SIC confessou que o personagem que mais gostou de criar foi o "Génio", do "Aladino", porque foi o primeiro trabalho na companhia, mas também porque trabalhou com Robin Williams que, conta, "era fã de filmes de animação" e "dava 200%" no que fazia.

Por isso, o ator acabou por servir de inspiração na hora de desenhar: "os olhos, o nariz e a boca é uma espécie da minha caricatura do Robin Williams".

O universo Disney pode ser visto no centro de exposições Excel, em Londres, até janeiro de 2024.