Cultura

"A verdadeira Guerra": Nuno Rogeiro lança livro sobre a invasão da Ucrânia

A obra procura responder às grandes perguntas sobre a Guerra na Ucrânia e esclarecer detalhes que não são conhecidos do público. O livro foi apresentado esta quarta-feira, dia 6, no Museu Militar, em Lisboa.

Loading...

"A verdadeira Guerra" é o mais recente livro do comentador da SIC, Nuno Rogeiro. A obra é o resultado de mais de um ano de investigação e recolha de dados a partir de inúmeras fontes.

Este não é o primeiro projeto literário do jornalista. Em 2020 lançou "O Cabo do Medo - O Daesh em Moçambique", livro que foi um best seller e que é considerado o primeiro livro a nível mundial a revelar em primeira mão o que se estava a passar na província de Cabo Delgado.

Na obra, além de uma descrição pormenorizada dos aspetos técnicos da guerra na Ucrânia é também feita uma reflexão sobre as consequências do conflito na defesa nacional portuguesa.

Segundo Nuno Rogeiro, "é uma obra que procura esclarecer pontos que se calhar são menos conhecidos do grande público" e que convém o leitor "ter alguma consciência do que é a diferença entre guerra e paz".

Em "A Verdadeira Guerra", o também comentador da SIC procura responder às grandes perguntas da atualidade sobre a invasão russa.

"É a descrição quase pormenorizada sobre o que é a guerra da Ucrânia que é algo que nós ainda estamos a viver. A segunda parte é no fundo a tentativa de perceber qual foi o impacto deste abalo telúrico que se abateu sobre o mundo no que toca a Portugal como sociedade e Portugal enquanto estrutura de defesa nacional. A terceira parte é talvez a mais difícil por tentar mostrar o leque de opções ou de hipóteses quanto ao futuro", afirma Nuno Rogeiro.

Para o jornalista, a revelação de factos desconhecidos a partir de documentos e testemunhos até agora confidenciais e o comentário detalhado sobre protagonistas, visíveis ou discretos, são os pontos focais que destacam esta obra.