A Câmara de Lisboa e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) abriram, esta terça-feira, o concurso criativo para a criação da música oficial a 90.ª edição das Marchas Populares de Lisboa. O rio Tejo é o tema que deve “servir de inspiração” aos compositores.
“O objetivo do concurso é escolher a música e a letra que, através dos seus atributos literários e musicais, melhor caracterizem a cidade. Uma canção original que além de Lisboa, tema obrigatório, deverá simultaneamente versar este ano sobre o Tejo”, pode ler-se num comunicado enviado pela EGEAC.
Segundo o regulamento, publicado no Boletim Municipal de Lisboa, o concurso está “aberto a todos, individual e coletivamente”, tendo os participantes de ser residentes em Portugal e maiores de idade. Cada participante pode apresentar mais do que uma composição, com uma duração máxima de quatro minutos.
As candidaturas devem ser enviadas “de forma anónima, por correio registado com aviso de recessão para a sede da EGEAC”. O concurso está aberto até dia 23 de fevereiro.
“Este concurso é já uma tradição com mais de duas décadas, distinguindo anualmente a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de €5.500 (cinco mil e quinhentos euros).”
O rio Tejo é o tema que guiará a 90.ª edição das Marchas Populares de Lisboa. Em 2023, o centenário do Parque Mayer deu música à Avenida da Liberdade com o tema “Menino Parque Mayer”, composto por Carlos Leitão.