Cultura

Ator Jamie Dornan apanha susto no Algarve: “Dei por mim numa ambulância”

A história foi revelada por um amigo do ator à BBC. Tudo aconteceu durante umas férias no Algarve, depois de os amigos terem estado a jogar golfe.

Ator Jamie Dornan apanha susto no Algarve: “Dei por mim numa ambulância”
Richard Shotwell

Durante umas férias em Portugal, no ano passado, o ator irlandês Jamie Dornan, mais conhecido pelo papel em “As Cinquenta Sombras de Grey”, teve de ser hospitalizado depois de ter estado em contacto com lagartas do pinheiro.

A história só foi revelada agora, por um amigo, que também esteve com o ator de férias no Algarve. Numa entrevista à BBC escocesa, Gordon Smart relatou os sintomas que ambos sentiram depois de terem estado a jogar golfe.

Sem saberem, os dois amigos experienciaram, ao mesmo tempo, sintomas como o coração a bater muito depressa e também formigueiro nas mãos e braços. Gordon, filho de um médico, apercebeu-se que poderia estar a ter um ataque cardíaco. Foi para o hospital, sem nunca saber que o amigo, o ator Jamie Dornan, também estava a passar pelo mesmo.

Só se apercebeu depois de ter alta. De regresso ao hotel, Jamie Dornan contou-lhe que teve os mesmos sintomas.

“O Jamie disse-me: ‘‘Gordon, 20 minutos depois de tu saíres, o meu braço esquerdo ficou dormente, a minha perna esquerda ficou dormente, a minha perna direita ficou dormente e dei por mim numa ambulância’”.

Os dois tiveram contacto com uma lagarta do pinheiro, que provoca uma reação alérgica “cuja gravidade depende da intensidade da exposição e da sensibilidade individual”, explica o INEM.

Cuidado com as lagartas do pinheiro

Este efeito tóxico pode provocar inchaço, irritação e dificuldades respiratórias e os sintomas podem surgir minutos ou horas depois do contacto e persistir por várias horas ou dias. Para além de humanos, a lagarta do pinheiro também é extremamente tóxica para animais, podendo mesmo provocar a morte.

“Por sorte conseguimos sobreviver”, contou Gordon Smart à BBC. “Parece que há muitas dessas lagartas nos campos de golfe no sul de Portugal que têm matado alguns cães e dado ataques cardíacos a homens de 40 anos”.