Cultura

Morreu a atriz brasileira Jandira Martini

A atriz Jandira Martini não resistiu a um cancro do pulmão. Da sua carreira fazem parte interpretações em várias novelas, mas também em peças de teatro. A última participação data de 2022, no filme “Uma pitada de sorte”.

Morreu a atriz brasileira Jandira Martini
Facebook

A informação foi confirmada pelo amigo e também ator Marcos Caruso, revela O Globo, esta terça-feira e partilhada nas redes sociais.

"Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida", lê-se na publicação de Caruso.

Jandira nasceu em Santos (São Paulo) e começou a carreira na televisão em 1966, com 21 anos. Estou na Universidade Católica de Santos em Letras e, posteriormente, formou-se em interpretação teatral na Escola de Arte Dramática, também em São Paulo.

Ganhou reconhecimento em novelas da Globo, como destaque para “Sassaricando”, onde interpretou a cruel e rica Teodora Abdala, em 1987. Entrou também em “O Clone”, “Salve Jorge” e “Éramos Seis”.

Também no teatro brasileiro deixa o seu contributo. Fundou o grupo Royal Bexiga's Company, onde trabalhou durante vários anos com Marcos Caruso. Juntos escreveram a peça “Porca Miséria” e com ela conquistaram o Prémio Shell de Teatro em 1993, e produziram em conjunto o roteiro do filme “Trair e Coçar é só Começar”, com base na peça de Caruso.