Pósteres alternativos são criados um pouco por todo o mundo por artistas profissionais e não profissionais. São alternativos, porque contam outro ponto de vista de um determinado filme. São alternativos, porque têm liberdade para fugir ao que é oficial, obrigatório.
Em Portugal, há vários artistas que se dedicam à criação de pósteres alternativos àqueles que as grandes distribuidoras de filmes divulgam.
O trabalho de Edgar Ascensão também está reunido em livro, na série Pósteres Caseiros. Cresceu no Paúl, concelho da Covilhã, e vive em Lisboa. Interessou-se, desde cedo, pelo cinema e pela ilustração. Na SIC, integra a Editoria de Cultura.
Os Excluídos
- Realizado por Alexander Payne
- 5 nomeações para os Óscares
O professor Paul Hunham (interpretado por Paul Giamatti) fica encarregado de supervisionar um grupo de alunos num colégio interno que não têm para onde ir nas férias de Natal. Durante essas semanas, o professor cria uma ligação com um desses alunos e, ambos enclausurados naquele espaço, vão-se conhecer melhor e compreender-se mutuamente.
Aquela garrafa de cognac ilustrada no poster aparece no filme como um fruto proibido na mesa do reitor. Neste poster representa também as emoções reprimidas daqueles que ficaram isolados nas férias natalícias, encapsulando as interações pessoais dos que ficaram.
Discretamente polvilhado na narrativa, é com algum álcool à mistura que vai sossegando as mágoas e traumas dos adultos (ou ser sempre negado ao jovem que ainda não atingiu a idade legal para beber), traz as metáforas do isolamento para o típico Globo de Neve natalício (objeto relevante para quem já viu o filme). Todo um poster embrulhado com uma palete de cores que remete para os anos setenta, com os seus filtros ocres e quentes tão característicos dos filmes dessa década.