Cultura

Jonas Brothers: os meninos da Disney que fizeram da música um negócio de família

Com quase 20 anos de carreira, os irmãos Kevin, Joe e Nick contam com um percurso de altos e baixos. Fazem a sua estreia em Portugal no dia 22 de junho no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa.

Jonas Brothers: os meninos da Disney que fizeram da música um negócio de família
Kevin Mazur

Backstreet Boys, 'N Sync e One Direction são algumas das mediáticas boy bands que arrastaram multidões nas últimas décadas. Mas há uma outra que não fica atrás: os Jonas Brothers.

Formada em 2005 por Kevin, Joe e Nick, três irmãos de New Jersey, a banda ganhou notoriedade após as aparições no Disney Channel, valendo-lhe um contrato discográfico com a Hollywood Records, editora do universo Disney.

Durante sob a tutela da multinacional de entretenimento, a banda lançou quatro álbuns: It's About Time (2006), Jonas Brothers (2007), A Little Bit Longer (2008), Lines e Vines and Trying Times (2009). Os videoclips de êxitos como “S.O.S.”, “Burnin' Up” ou “Fly With Me” foram estreados nos canais do grupo.

Camp Rock: o boom de popularidade

Com o crescente aumento de popularidade junto da massa jovem, os Jonas Brothers passaram para outro patamar: o mundo cinematográfico. Em 2008, a banda, juntamente com Demi Lovato, protagonizam o filme musical Camp Rock. Joe Jonas e Demi Lovato formaram um par romântico que apaixonou o público, tornando o filme num fenómeno.

A Disney aproveitou esse impulso, e, um ano mais tarde “deu” aos irmãos uma série televisiva a solo. Apesar de prometer muito, JONAS teve duas temporadas e não convenceu a crítica.

Em 2010, foi lançado o Camp Rock 2: The Final Jam, e o título parecia adivinhar o que iria acontecer. Este filme seria a última produção dos Jonas Brothers com a Disney.

Depois da Disney, o que segue?

Em fevereiro de 2010, Nick Jonas quis emancipar-se e lançou-se a solo. Nick Jonas & The Administration, um projeto mais adulto, inspirado no “Boss” Bruce Springsteen, dividiu o grupo. Kevin, o mais velho, era casado de fresco e Joe, o frontman, ficou sem projetos naquele momento.

O projeto durou até 2011, altura em que Nick Jonas substituiu Daniel Radcliffe e protagonizou o musical da Broadway "How to Succeed in Business Without Really Trying".

Joe não quis ficar parado e nesse mesmo ano anunciou a sua carreira a solo, com o lançamento do álbum “Fast Life”, um trabalho mais vocacionado para o R&B e eletrónica, completamente diferente do apresentado em Jonas Brothers.

O regresso anunciado e o fim antecipado

Durante o ano de 2012, a banda anunciou que estava de volta a estúdio para produzir um novo disco, anunciando que se chamaria V, quinto em algarismo romano.

No verão do ano seguinte, apresentaram “Pom Poms” e "First Time" como os singles de V mas em outubro de 2013, a banda anunciou que os irmãos "seguiam cada um para o seu lado".

Os Jonas Brothers estão de volta

Em 28 de fevereiro de 2019, os Jonas Brothers surpreenderam toda a gente ao anunciar nas suas redes sociais que iriam um novo single, à meia-noite do dia 1 de março. “Sucker” era assim a primeira música da banda depois de seis anos separados.

Em junho do mesmo ano, os irmãos lançaram o álbum “Happiness Begins”, e com ele surgiu uma tour por todo os mundo. Os Jonas Brothers estavam de volta, fazendo milhões de jovens felizes por este regresso.

A banda confidenciou que o regresso ao panorama musical era algo que todos queriam e aquele foi o momento em que estavam preparados para o assumir.

Mais maduros, os irmãos optaram por protagonizar o videoclipe de “Sucker”, juntamente com as suas esposas. Querendo transmitir a mensagem que cresceram e formaram família mas que a alegria permanecia intacta.

O sucesso do comeback dos irmãos foi tal que repetiram a dose e no ano passado lançaram o “The Album”, o sexto disco de estúdio, com um toque de verão e vibrações alegres, bem como as influências nostálgicas, aclamadas pela crítica.

Os irmãos têm uma estrela no Passeio da Fama

Em janeiro de 2023, a banda recebeu uma das maiores distinções no mundo das celebridades: uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood.

Na companhia das respetivas mulheres e filhos, Kevin, Joe e Nick Jonas receberam a 2.745ª estrela da famosa atração turística de Los Angeles.



Kevin, Nick e Joe na cerimónia da estrela dos Jonas Brothers no Passeio da Fama em Hollywood, em janeiro de 2023
Jordan Strauss / AP

A música como um negócio de família

A música permitiu-lhes ter outros projetos fora artísticos. Em 2019, Nick Jonas, juntamente com o designer de moda masculina John Varvatos, lançou a Villa One, uma marca de tequila.

Os irmãos também têm uma parceria com a Rob's Popcorn, uma marca de pipocas criada por um ex-baterista da banda, e que nos últimos anos tem sido muito divulgada nos bastidores dos concertos.

Os Jonas Brothers vivem neste momento o seu auge. Mais amadurecidos, quer pessoalmente, quer profissionalmente, os meninos da Disney fizeram da música um negócio de família, apesar dos altos e baixos durante o percurso.

Rock in Rio marca a estreia da banda em Portugal

Os Jonas Brothers são cabeça de cartaz do dia 22 do Rock in Rio Lisboa, naquela que será a sua estreia absoluta em Portugal.

Apesar de terem adiado a tour europeia, a organização do festival, que este ano decorrerá no Parque Tejo, já veio sossegar os fãs da banda norte-americana, garantindo que estão prontos para “realizar o sonho de toda uma geração”.