A RTP pediu esclarecimentos àUnião Europeia de Radiodifusão (EBU) pelo facto de o vídeo da performance da artista que representou Portugal na final do Festival da Eurovisão, não ter sido publicado, de imediato - como habitual - no site oficial do concurso.
Quando Iolanda terminou a atuação na cerimónia da final, a EBU publicou a performance da primeira semifinal e não a que tinha acabado de acontecer. A artista apareceu no palco com "motivos pró-Palestina nas unhas", explicou a organização. Já quando terminou de cantar, a artista gritou “a paz prevalecerá”.
“Efetivamente ela tinha motivos nas unhas que apontavam para um apoio à Palestina, e mesmo a pintura dos olhos eventualmente poderia indicar isso, mas não temos evidência que isso possa ter levado ao atraso do vídeo”, disse o presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos.
E acrescentou em entrevista à RTP3:
"[A RTP] reagiu de imediato quando viu que o vídeo não tinha entrado como os dos outros estavam a entrar, imediatamente após o fim da atuação, e a indicação que foi dada através de uma troca de e-mails é que havia um problema técnico”. Mas, "é nessa troca de e-mails, que a pessoa que está a responder à nossa delegação disse ‘mas a vossa concorrente tem motivos pró-Palestina pintados nas unhas’. Houve da nossa parte a pergunta ‘o que é que isso tem a ver?’ O que aconteceu é que imediatamente a seguir o vídeo entrou”.
O presidente do Conselho de Administração da RTP referiu que ainda estão "à espera de saber as explicações mais cabais”.
Para além disso, lê-se no site da RTP que Nicolau Santos "quer também perceber como é que Israel acabou por ficar em primeiro na votação do público, quando antes se encontrava nos últimos lugares da tabela".
A Suíça venceu, este sábado, o 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia, com o tema "The Code". Esta que foi a 68.ª edição do Festival Eurovisão ficará na história não só pela polémica participação de Israel, que levou a protestos e detenções, mas também por um “incidente” ainda por explicar com o participante dos Países Baixos, que foi grave ao ponto de exclui-lo do festival.