Cultura

Taylor Swift está a chegar: que fenómeno é este?

A "The Eras Tour" marca a estreia da cantora norte-americana em Portugal. É já esta sexta-feira e no sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Loading...

Quem é "swiftie" (assim se chamam os fãs de Taylor Swift) já sabe: cada disco corresponde a uma era na vida da cantora. Com o lançamento de "The Tortured Poets Department", em abril, começou uma nova. E houve um recorde: foi o álbum mais ouvido da plataforma de streaming Spotify em apenas um dia. Teve mais de 300 milhões de audições.

Para percorrer o mundo, a artista juntou 17 anos de música numa só digressão. A "The Eras Tour" é já a mais lucrativa de sempre. Qual é o segredo? A "fórmula" parece simples e tem conquistado o público.

Nos VMas de 2023, Swift dizia, ao agradecer um prémio: "Comecei a escrever canções quando tinha 12 anos. E começa sempre com uma emoção muito isolada, um tipo muito específico de insegurança ou autoaversão. Sinto-me como se fosse a única pessoa a sentir naquele momento. Mas depois, por exemplo, quando vou em digressão e tenho um estádio a cantar as letras para mim... fico com uma sensação muito relaxante de que talvez todos tenhamos os mesmos problemas."

As relações também têm interesse mediático e estão sempre na comunicação social. A mais recente, com o jogador de futebol americano, Travis Kelce, tem dirigido os holofotes para o casal. Como na Super Bowl: a artista apenas assistiu ao evento, mas acabou por se tornar na protagonista por ter ido apoiar o namorado.

Nas redes sociais, soma quase 285 milhões de seguidores só no Instagram. No ano passado, foi a "Pessoa do Ano" para a revista "Time". Sucedeu a personalidades como Barack Obama e Volodymyr Zelensky. Foi considerada a figura mais influente ao longo de um ano, a uma escala global.

Um fenómeno com um impacto que chega a outras áreas, como a política. Em 2023, a artista encorajou os seguidores de Instagram a registarem-se para votar e, em apenas algumas horas, 35 mil registos foram feitos nos Estados Unidos. Em janeiro, Bruxelas pedia à cantora para apelar ao voto nas próximas eleições europeias. Agora, a comunicação social especula que Taylor Swift poderá ser o trunfo de Joe Biden contra Donald Trump.

Natural do estado da Pensilvânia, apresentou-se ao mundo da música em 2006. Na altura, apenas com 16 anos, escrevia sobre a vida de adolescente e ao ritmo do country.

A estreia da artista norte-americana em Portugal é um momento há muito aguardado pelos fãs portugueses...que já estão em contagem decrescente para os concertos de sexta-feira e de sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa.