Cultura

Virginie Viard, sucessora de Lagerfeld, abandona a Chanel

A informação foi avançada pela Business of Fashion. A marca de luxo francesa ainda não anunciou quem irá suceder a Viard, que esteve 30 anos na Chanel, cinco deles enquanto diretora artística.

Virginie Viard, sucessora de Lagerfeld, abandona a Chanel
CHRISTOPHE ARCHAMBAULT

Aos 62 anos, Virginie Viard está de saída da Chanel. Sucessora de Karl Lagerfeld, as suas criações foram alvo de críticas por serem demasiado "básicas", ou demasiado arriscadas.

A Chanel não avança o motivo de saída da designer francesa, nem quem será o seu sucessor, mas a marca garante que "uma nova organização criativa será anunciada no devido tempo" e que "tem confiança na capacidade das equipas para garantir a continuidade das coleções durante este período de transição".

Viard foi a primeira mulher à frente da marca desde Coco Chanel, e trabalhou com celebridades como Keira Knightley, Penelope Cruz e Lily-Rose Depp.

Neta de produtores de seda, entrou como estagiária para a Chanel em 1987, depois Karl Lagerfeld ter assumido funções. O estilista alemão referia-se a ela como o seu "braço direito e braço esquerdo", na altura em que Viard se tornou responsável pelo departamento de bordados da casa. Trabalharam juntos durante mais de 20 anos.

Depois da morte de Lagerfeld, foi rapidamente nomeada como sua sucessora, tendo apresentado a primeira coleção no mês seguinte.

Numa época de mudanças no mundo da moda, onde várias marcas anunciam greves e cancelam desfiles, Virginie Viard abandona a Chanel com níveis de venda nunca antes atingidos. A marca registou quase 20 mil milhões de dólares de lucro no ano passado.

Por agora, especula-se quem irá ocupar o lugar da estilista francesa.

Hedi Slimane, diretor artístico da CELINE desde 2018 e ex-diretor artístico da Yves Saint Laurent é um dos nomes apontados. Também Pierpaolo Piccione está na mira. Esteve 25 anos à frente da Valentino, mas saiu no passado mês de março, sendo substituído por Alessandro Michele (que esteve anos responsável pela Gucci). A única mulher da lista é Sarah Burton, a designer do vestido de casamento da Princesa de Gales, Kate Middleton, que saiu da Alexander McQueen em setembro do ano passado.

Apesar da saída da diretora artística, a Chanel mantém a apresentação da coleção de Outono/Inverno 2024/2025, na Ópera Garnier, em Paris, a 25 de junho, na Semana da Alta Costura.