Cultura

Exclusivo Online

Rock in Rio prometeu e entregou tudo no 1.º dia de festival, a SIC Notícias conta-lhe os detalhes

Foram 80 mil pessoas no primeiro dia da 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa. Um número que fez esgotar os bilhetes para a noite em que atuou os tão esperados Scorpions. Músicas na ponta da língua, abraços, beijos, roupas a rigor e muita (mas mesmo muita) “união pelo rock”. Assim foi o início dos 20 anos do festival em Portugal.

Rock in Rio prometeu e entregou tudo no 1.º dia de festival, a SIC Notícias conta-lhe os detalhes
TIAGO PETINGA

Os Xutos & Pontapés regressaram à “alegre casinha”, a voz de Amy Lee apaixonou milhares de festivaleiros no concerto dos Evanescence, o guitarrista dos Extreme tocou o hino nacional “A Portuguesa” e os Scorpions, (como os fãs já esperavam), deram um concerto “inesquecível”. A SIC Notícias esteve no Rock in Rio Lisboa para acompanhar desde a abertura das portas ao último espetáculo deste sábado.

Uns de mais perto, outros de mais longe, mas todos os rockeiros vieram parar ao Parque Tejo. Entusiastas e fanáticos pelas bandas que por aqui passaram neste primeiro dia da 10º. edição do festival, muitos vieram vestidos a rigor. Maquilhagens, cabelos, sapatos e, claro, músicas na ponta da língua não faltaram.

Um ambiente leve, feliz, mas sobretudo, de descoberta. Este ano, o Rock in Rio prometeu muitas novidades e entregou muito mais do que se estava à espera. Para quem não é novo nestas “andanças”, as comparações com o Parque da Bela Vista (antiga localização do festival) são muitas. Há quem prefira o Parque Tejo por ser maior e ter mais diversões, mas há também quem já sinta saudades das antigas edições.

Já para quem nunca tinha vindo a este festival, à SIC Notícias dizem-se “surpreendidos” e "muito felizes” por todo o cenário que encontraram no recinto.

Também não é possível deixar escapar as grandes e tão esperadas bandas Europe e Hybrid Theory, que atuaram no palco Galp. Foi num género de contagem final (The Final Countdown) que todos os fãs da banda sueca cantaram e encantaram os artistas que ficaram rendidos ao ouvir o público cantar com eles esta tão conhecida música, que já é considerada um hino para muitos.

Também o que não faltou foi uma nostalgia ao recordar os Linkin Park, com a banda portuguesa Hybrid Theory. O espetáculo, que começou por volta da meia-noite, foi também um dos mais esperados da noite, com um frente ao palco cheio de rockeiros a cantar In The End.

Pais, filhos e alunos: da escola de música à cidade do rock

São de Viana do Castelo e confessam que a música já os une desde lá. Dizem-se entusiastas do estilo de música que hoje se ouviu pelo recinto e por isso não podiam faltar.

Para os mais novos do grupo - os filhos - o Rock in Rio é uma estreia, mas, em poucas horas, já tinham uma coisa a dizer: "está a ser incrível".

Amigos, namorados, amantes, casados e até professores e alunos. Há de tudo para celebrar o rock, porque na verdade, “o mais importante é estarmos aqui reunidos a celebrar a união”, disseram, à SIC Notícias, uns festivaleiros que vieram diretamente do Porto para a capital.

E quem vai ao 1.º Rock in Rio brasileiro, vai à 10.ª edição do português


Loading...

Foi no palco Mundo por onde passaram nomes nacionais e internacionais como Xutos & Pontapés com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, Extreme, Evanescence e os Scorpions. Os concertos levaram um “mar de gente" a aplaudir, saltar, gritar e até deixar cair algumas lágrimas.

Com uma vista para o rio Tejo e para a ponte Vasco da Gama, a banda americana Evanescence teve até “direito” a atuar com um pôr do sol ao som de ‘My Immortal’, uma das músicas mais conhecidas.

O último concerto da noite no palco Mundo foi o dos emblemáticos Scorpions, fundados nos anos 60. Grande parte dos festivaleiros contaram-nos que foi esta banda o grande motivo que os trouxe até aqui. As expectativas eram elevadas e, “claro”, que os alemães superam-nas. Os fãs renderam-se ao muito obrigado de Klaus Meine, dito num perfeiro sotaque português.

Soraia Tavares deixa mensagens aos fãs

Soraia Tavares estreou-se, este ano, nos palcos do Rock in Rio e confessou, à SIC Notícias, que quando recebeu o convite para atuar na cidade do rock ficou “muito nervosa”, mas que durante o concerto ficou surpreendida pelo bom feedback do público.

Bilhetes para o 2.º dia do Rock in Rio estão... ESGOTADOS!

A primeira noite conquistou os festivaleiros. No entanto, aqueles que ainda estavam na dúvida se queriam vir ou não, a decisão chegou no dia anterior a Ed Sheeran atuar no Rock in Rio. Ainda nem os Scorpions tinham atuado e os bilhetes para domingo já estavam esgotados.

Festivaleiros, amanhã há mais ao som de Ed Sheeran, Calum Scott, Lukas Graham, Jake Bugg e muitos outros artistas.