Cultura

Morreu a atriz francesa Anouk Aimée, tinha 92 anos

A atriz era dos rostos mais famosos do cinema francês do século XX e ficou conhecida pelas suas participações nos filmes "Um homem e uma mulher", "Lola" e "La dolce Vita". Morreu aos 92 anos na sua casa, em Paris.

Morreu a atriz francesa Anouk Aimée, tinha 92 anos
DANIEL DEME

Anouk Aimée, era um dos rostos mais famosos do cinema francês do século XX, e morreu na manhã desta terça-feira, em Paris. A atriz participou em filmes como "Um homem e uma mulher", "Lola" e "La Dolce Vita".

O anúncio foi feito pela filha mais velha, Manuela Papatakis, através das redes sociais.

"Juntamente com a minha filha, Galaad, e a minha neta, Mila, estamos profundamente tristes por anunciar a morte da minha mãe, Anouk Aimée. Eu estava muito próxima dela quando faleceu esta manhã na sua casa em Paris", escreveu a filha Manuela Papatakis na sua conta do Instagram.


A atriz nasceu em 27 de abril de 1932, em Paris, com o nome de Françoise Dreyfus. A sua carreira no cinema iniciou-se na década de 40. Trabalhou com realizadores como Bernardo Bertolucci, Vittorio de Sica, André Delvaux, George Cukor, Federico Fellini ou Robert Altman.

Alcançou a fama internacional ao partilhar o ecrã com Jean-Louis Trintignant no lendário "Um homem e uma mulher", que ganhou a Palma de Ouro em 1966. O papel valeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Atriz e uma nomeação para um Óscar. Voltou a contracenar com Trintignant em "Os melhores anos da nossa vida" (2019), num reencontro orquestrado por Claude Lelouch.

Interpretou Lola no filme de Jacques Demy e participou em "La Dolce Vita" e "Oito e Meio" de Federico Fellini.

Em 2003, Anouk Aimée foi galardoada com um Urso de Ouro em Berlim pelo conjunto da sua obra. Em 2006, o Festival de Cannes prestou-lhe homenagem.

Com LUSA