Lúcia de Jesus nasceu nesta casa em março de 1907. Aqui viveu com os pais e os irmãos até 1921, altura em que se mudou para o Porto. O espaço esteve fechado aos cerca de 300 mil visitantes anuais nos últimos oito meses para ser renovado mas também reformulado.
"Nós fizemo-lo a partir de um aprofundamento das fontes de informação sobre esta casa, essas fontes de informação são, sobretudo, as memórias da própria irmã Lúcia e também algumas cartas que ela descreve cómodo a cómodo, divisão a divisão o que é que existia em casa um dos espaços", Marco Daniel Duarte, diretor do museu santuário Fátima.
O custo da obra que inclui a arquitetura e museologia rondou os 340 mil euros. Vai ser inaugurada dia 4 e abrir ao público na sexta-feira. Sempre com um guia disponível, o acesso é gratuito os sete dias da semana entre as 09:00 e as 18:00, encerrando durante uma hora a partir das 13:00. Um espaço que mistura o histórico e o moderno.
A casa pensada nos anos 90 para ilustrar a vida da época das aparições no pequeno lugar perto da cova da iria foi renovada e já está a ser planeado o projeto que fará o mesmo à casa dos primos de Lúcia, Francisco e Jacinta.