Cultura

Nas Caldas da Rainha é possível conhecer e experienciar as tradições terapêuticas utilizadas há mais de 500 anos

O Museu do Hospital e das Caldas preserva a história da cura com as águas termais que passa de geração em geração. O espaço conta ainda com a antiga sala de inalações, um dos tratamentos ainda disponíveis no Hospital Termal.

Loading...

Foi em 1485, que a rainha D. Leonor fundou o primeiro Hospital Termal do mundo e, consequentemente, surgiu, naquela época, a vila de Caldas da Rainha. Uma história com mais de 500 anos, que ainda hoje é possível experienciar.

“Eu destacaria a Tábua do Carneiro, um painel de azulejos onde é referida na sua tabela central uma relação entre o número de doentes internados e quantidade de carne de carneiro que era necessário dar a esses doentes, mas que nos trás uma informação importante na medida em que nos diz que os nossos doentes eram muito bem cuidados, alimentados”, explica Dora Mendes, coordenadora do museu do Hospital das Caldas

O espaço conta ainda com a antiga sala de inalações, um dos tratamentos ainda disponíveis no Hospital Termal. Assim como, as piscinas naturais de água termal onde é possível ter uma experiência sensorial da história.

Há 25 anos que este museu está aberto ao público, atraindo milhares de visitantes dos quatro cantos do mundo