Cultura

Concursos de sósias de celebridades estão virais em todo o mundo... e nem Portugal escapou

Começou como uma brincadeira, mas rapidamente se tornou viral nas redes sociais e em vários países do mundo, incluindo Portugal. Encontrar o sósia de um ator de Hollywood ou artista musical tornou-se a mais recente obsessão da geração Millennial e Gen-Z. Depois de Timothée Chalamet, Paul Mescal, Harry Styles ou Jeremy Allen White, também o ator português Zé Condessa teve direito ao seu próprio concurso de sósias.

Concurso de sósias do ator Timothée Chalamet, Nova Iorque, Estados Unidos.
Concurso de sósias do ator Timothée Chalamet, Nova Iorque, Estados Unidos.
Stefan Jeremiah / AP

Os concursos de sósias de personalidades famosas estão a dominar a internet e a levar Millennials e Gen-Z à loucura. Graças às redes sociais, este tipo de competições tornou-se viral em todo o mundo e nem Portugal escapou. Embora seja apenas uma brincadeira, os concorrentes vestem-se a rigor na esperança de serem o grande vencedor.

Tudo começou, em outubro, quando um youtuber norte-americano organizou um concurso de 'doppelgängers' do Timothée Chalamet, que atraiu centenas de nova-iorquinos, incluindo o próprio ator. Apesar de ter sido um sucesso, a polícia de Nova Iorque pôs um travão no concurso logo no início da competição que resultou em algumas detenções e uma multa no valor de 500 dólares.

No início de novembro, o mesmo tipo de competição rumou até ao outro lado do Atlântico e aterrou em Dublin, na Irlanda. O objetivo? Encontrar a sósia de Paul Mescal, a estrela da série 'Normal People' e o mais recente ator a vestir a pele de Gladiador, na nova sequela de Ridley Scott. O prémio final - um cheque no valor de 20 libras - foi para Jack Wall O'Reilly, considerado o concorrente mais parecido com o ator irlandês.

Dois dias depois da competição em Dublin, a cidade de Londres foi palco de uma reunião de sósias do cantor Harry Styles, ex-membro da banda britânica One Direction. Uma multidão de curiosos e possíveis candidatos ao primeiro prémio invadiram a Soho Square, na capital londrina. Desta vez, o vencedor foi um jovem de 22 anos - Oscar Journeaux - que recebeu um prémio de 50 libras. A ideia do concurso partiu de uma jornalista - Katrina Mirpuri - que decidiu replicar o mesmo que tinha acontecido em Nova Iorque e Dublin.

Com o sucesso da série 'The Bear', o ator Jeremy Allen White também não se livrou de ter o seu próprio concurso de sósias. Chicago foi a cidade escolhida para acolher a competição que, de acordo com a revista Vulture, reuniu cerca 60 candidatos e mais de mil pessoas. Vários participantes disfarçaram-se de "Carmen 'Carmy' Berzatto" - personagem interpretada por Jeremy Allen White - mas foi Ben Shabad, de 37 anos, quem levou para casa o prémio de 50 dólares e um maço de tabaco Marlboro Reds.

Os atores Dev Patel e Glen Powell ou o cantor Zayn Malik, que também integrou os One Direction, tiveram igualmente direito ao um concurso em sua homenagem, em vários cidades do mundo.

Em Portugal, a missão foi encontrar a sósia do ator Zé Condessa

Portugal não escapou à febre dos concursos de sósias e a primeira vítima foi o ator Zé Condessa, estrela da série "Rabo de Peixe". A competição decorreu, este domingo, no parque Eduardo VII, em Lisboa e nem o próprio ator quis perder a oportunidade de conhecer o(s) seu(s) sósia(s).

O prémio de "Melhor Zé" foi para Daniel Peres que recebeu um prémio à altura de qualquer português - uma garrafa de vinho tinto. Em segundo lugar ficou Tomás Santos, e em terceiro lugar, Pedro Casinhas. Ao todo, cerca de três mil pessoas terão marcado presença na competição que se tornou viral nas redes sociais.