Num país onde se lê pouco, todos os incentivos contam e, por isso, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova distribui 8 mil livros no Metro de Lisboa. “Ler é Viajar” é uma iniciativa que tem como objetivo combater a iliteracia e incentivar à partilha de conhecimento.
Enquanto esperam que o comboio parta ou para os que regressam à cidade, os viajantes do metro podem ter acesso a literatura - sobre Ciências da Comunicação, Relações Internacionais, Línguas ou até Sociologia. Os livros foram distribuídos nas estações de Entre Campos e Rossio, na sexta-feira
Esta é a terceira iniciativa criada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O projeto conta com a colaboração da CP e da Infraestruturas de Portugal.
O ponto de encontro tem sido em Lisboa, mas a vontade de expandir pelo país fora é cada vez maior, assim como a adesão ao projeto.
Há quem tenha sido apanhado de surpresa, mas também quem se tenha deslocado de propósito para ir buscar um livro em específico (seja para oferecer a um familiar ou para conhecimento próprio).