Cultura

Portugal dos Pequenitos vai crescer: o arquiteto Souto Moura adapta edifícios históricos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ter novos edifícios. Vai integrar elementos de arquitetura contemporânea portuguesa, como a Casa das Histórias Paula Rego, da autoria do arquiteto Souto Moura.

Loading...

É um grande desafio, em ponto pequeno, criado a partir de uma das obras mais emblemáticas de Eduardo Souto Moura. Recriar a Casa das Histórias Paula Rego para a escala que notabilizou o Portugal dos Pequenitos, na nova vida do parque, que vai crescer e passar a integrar alguns edifícios contemporâneos mais icónicos do país.

“A escala é a coisa mais difícil de um projeto de arquitetura. Tive de respeitar as leis das construções também para adultos e não só para crianças. Fiz um edifício logo com luz natural e depois isto foi ganhando forma e eu fui ganhando entusiasmo. (...) Espero que isto seja um edifício agradável e pedagógico. Também descasquei o edifício e é uma espécie de autópsia para perceber o que é que lá está dentro”, explica Eduardo Souto Moura, arquiteto. 

Um projeto que contagiou outros arquitetos como Siza Vieira que fez o mesmo trabalho com o Pavilhão de Portugal, que também estará representado na expansão do Portugal dos Pequenitos, ao lado de outras obra como a Casa da Música e o terminal de cruzeiros do Porto de Leixões

Uma obra que se espera que esteja concluída até 2027, que também irá representar o bar "À Margem" de Lisboa do arquiteto Falcão de Campos.