Cultura

"Cheira a um festival", diz Gisela João sobre o concerto dos 40 anos da BLITZ

A BLITZ está a celebrar 40 anos. Para marcar a data, lançou uma revista que é uma edição especial de colecionador e, na próxima quinta-feira há um concerto na Meo Arena, em Lisboa, com os Xutos e Pontapés, os Capitão Fausto, a Maro e a Gisela João.

Loading...

"A Morte saiu à rua", de Zeca Afonso, é um dos temas do alinhamento com o qual Gisela João vai celebrar os 40 anos da Blitz.

"Ontem estávamos aqui no ensaio e estávamos a falar: cheira a um festival e não a um concerto! Este ano, fiz os concertos do 25 de abril para comemorar os 50 anos. Estou a meio de gravar um disco, mas, de repente, percebi que tinha que parar esse disco, porque precisava de gravar estas músicas. Porque preciso de cantar a Liberdade e preciso de cantar aquilo que eu sinto pelo mundo... e estes músicos que fizeram estas músicas que podiam ter sido escritas hoje", diz a artista à SIC.

Em palco, vai estar acompanhada por dois músicos: Carlos Rodenas Martinez e Luís "Twins" Pereira. Confessa-se leitora desde que a Blitz era um jornal, e continua a ser agora que é também, tantas vezes, protagonista.

"Não consigo não me...não me espantar com...oh, sou eu ali!!! Porque era 'super cool' ter o Blitz em cima da mesa no café. Era adolescente e era um posicionamento, também. Na minha cidade, pelo menos", conta.

No concerto desta quinta-feira, na Meo Arena, em Lisboa, Gisela João posiciona-se num cartaz que inclui, ainda, os Xutos e Pontapés, os Capitão Fausto e Maro.

O diretor da publicação, Miguel Cadete, adianta: "Os Capitão Fausto já nos disseram que iam apresentar um resumo da carreira. Os Xutos & Pontapés têm um enorme reportório que quase todos conhecemos e a Maro, também, está a lançar novos discos com versões de música brasileira."

Para a história do projeto fica a capacidade de se reinventar. Surgiu como um jornal, depois foi uma revista e agora está no digital e, também, em formato podcast. Para a celebração, foi lançada uma revista especial edição de colecionador. Na revista há uma viagem pelos últimos 40 anos de música através de uma eleição dos melhores discos. O vencedor foi o "Viagens", editado por Pedro Abrunhosa, em 1994.