Cultura

Operação Tinta Fresca: PJ detêm homem que vendia quadros falsos

A Polícia Judiciária deteve um falsificador de arte e apreendeu 30 quadros e esboços apresentados como sendo de pintores de renome. Surgiram queixas de 3 lesados, mas as autoridades acreditam que são muitos mais.

Loading...

Paula Rego, Manuel Cargaleiro, Malangatana, entre outros artistas plásticos de renome. As obras eram falsas, mas o homem de 56 anos, que se fazia passar por médico para dar credibilidade aos potenciais clientes, vendia-as como se fossem originais.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve-o em flagrante e apreendeu 30 pinturas e esboços num atelier em Lisboa.

A investigação da denominada operação Tinta Fresca começou há cerca de um mês e foi desencadeada pela queixa de três lesados.

Os valores ascendem a 60 mil euros e o suspeito incorre em dois crimes: falsificação e venda das obras.

A PJ espera que, com esta apreensão, haja mais lesados a manifestarem-se. O detido, presente a um interrogatório judicial, saiu em liberdade com uma caução de 5.000 euros e a obrigatoriedade de se apresentar todas as semanas às autoridades.