Cultura

Sempre a bater recordes em leilões: mas afinal quanto pode valer um Stradivarius?

Um raro violino Stradivarius, fabricado em 1714 por Antonio Stradivari durante o seu famoso "período dourado", foi esta sexta-feira a leilão em Nova Iorque.

Loading...

Um violino pode tornar-se o instrumento musical mais caro de sempre, esta sexta-feira. Foi feito há mais de 300 anos por António Stradivari e está avaliado entre 12 e 18 milhões de euros. É um exemplo raro da obra de um mestre que também criou um violoncelo, que é Tesouro Nacional.

Chama-se "Chevillard-Rei de Portugal". Tal como todos os instrumentos feitos por Antonio Stradivari, foi batizado com o nome dos proprietários. Este violoncelo pertenceu ao músico belga Pierre Chevillard e ao Rei D. Luís.

É uma das joias do acervo do Museu Nacional da Música, que se mantém preservada pelas mãos dos conservadores e pelo talento de violoncelistas como Ester Santos. A artista de 18 anos tocou, pela primeira vez, num Stradivarius.

Foi construído há 300 anos. É um dos 60 violoncelos Stradivarius que sobreviveram ao longo de séculos. O som único e a história que carrega ajudam a explicar o preço das peças de Stradivari.

Em 2001, um violino bateu o recorde do instrumento mais caro de sempre: foi comprado, num leilão, por mais de 15 milhões de euros. Em Portugal, este deverá ser o único violoncelo Stradivarius existente. Está classificado como Tesouro Nacional.

Este violino foi vendido por 10 milhões de euros, esta sexta-feira, num leilão em Nova Iorque. No mundo, restam cerca de 650 instrumentos Stradivarius, uma assinatura reconhecida pelo som continua a fazer-se ouvir.

Os violinos de Stradivari são reconhecidos pelo requintado trabalho artesanal e custam entre oito e 20 milhões de dólares.