Cultura

Museu do Pão expõe quadros da 'Brasileira', o famoso café do Chiado

As obras vão ficar até setembro, por agora estão expostas 13 telas.

Loading...

No Museu do Pão não há só pão. Além da exposição permanente, o museu em Seia mostra pinturas de vários artistas plásticos do país. São telas que concorreram à renovação do primeiro lote de quadros da Brasileira, o mítico café das letras, em Lisboa.

"Lançámos o concurso à comunidade artística portuguesa para que participassem num concurso de cultura para a renovação das telas de café da Brasileira do Chiado." explicou Sónia Felgueiras, responsável do museu.

Dez das 38 obras a concurso ficaram no lugar de outras agora em fase de restauro. As restantes estão no Museu do Pão em Seia.

“Fiz questão de trazer a minha filha ao Museu do Pão porque quero que ela saiba as tradições que nós vivíamos antigamente, os pais e os avós.” partilhou uma visitante.

As obras vão ficar até setembro a ganhar a admiração de quem ali passa. Por agora estão expostas 13 telas mas há mais que vão rodando até ao final do verão.

Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso e Guilherme Santa Rita não imaginariam sentar-se ao lado dos autores destas telas, pelo menos cem anos mais novo e que pintou um autorretrato de admiração pelos primeiros modernistas portugueses.

Eram todos frequentadores da Brasileira, o café de Pessoa, e de pessoas. O mítico café que em 1925 expôs obras de grandes vultos da cultura já gastas pelo tempo.