Como já é tradição, a primeira segunda-feira de maio é sinónimo de Met Gala. O Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, voltou a ser palco de um dos eventos mais aguardados do calendário da moda: o famoso baile de alta-costura que tem como principal objetivo angariar fundos para o The Costume Institute, o departamento de moda do prestigiado museu.
Veja aqui os principais looks da noite, inspirados no tema deste ano — 'Superfine: Tailoring Black Style' — que celebra a importância do vestuário na construção das identidades negras.
O 'dress code' da gala - “Tailored for You" ("À sua medida", em português) - inspira-se no vestuário masculino e no mundo da alfaiataria.
Os anfitriões da noite
Anna Wintour, diretora editorial da edição norte-americana da revista Vogue, volta a assumir o papel de anfitriã principal da Met Gala, tal como tem feito desde 1995.
Este ano contou com a companhia de figuras de destaque dos mundos da moda, música, cinema e desporto como Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky. Já o jogador LeBron James, nomeado presidente honorário, não pode estar presente devido a uma lesão.
O músico e diretor criativo da Louis Vuitton Homme, Pharrell Williams, surgiu na passadeira vermelha com um blazer que, à primeira vista parece igual a tantos outros, mas se olharmos com mais atenção, percebemos que é feito de pérolas. Segundo a revista Vogue, a confecção do casaco exigiu aproximadamente 980 horas de trabalho, sendo inteiramente revestido com 100.000 pérolas.
O ator Colman Domingo fez uma entrada memorável, destacando-se não apenas como co-presidente do evento, mas também como ícone de estilo. O ator e realizador optou por um conjunto da Valentino que combinava o clássico com o contemporâneo. A peça central foi uma capa azul real e, por baixo, um fato com padrões geométricos e acessórios ousados.
Ao seu lado, vindo diretamente do Grande Prémio de Miami, o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton brilhou com um look totalmente branco, assinado pela estilista britânica Grace Wales Bonner — reconhecida pelo seu trabalho inspirado na cultura afro-atlântica e pela forma como homenageia a história e a herança negra na moda.
O rapper A$AP Rocky optou por um conjunto personalizado da sua própria marca, AWGE. O look mistura streetwear com elegância, combinando com o tema da noite e homenageando as suas raízes culturais.
Na mão levava um guarda-chuva coberto com diamantes e que parece ter o formato de uma pistola. Nas redes sociais, os fãs acreditam que o acessório possa ser uma referência ao julgamento de agressão contra um amigo de infância, ocorrido em 2021, do qual A$AP Rocky foi absolvido em fevereiro deste ano.
As (super) estrelas da noite
A atriz e cantora Zendaya, uma personalidades mais esperadas na 'blue' carpet, decidiu apostar num look totalmente brancocomposto por smoking, calças, colete, camisa e gravata e desenhado pelo próprio Pharrell Williams para a Louis Vuitton. A escolha da estrela de Hollywood está a ser apontada como uma possível homenagem ao look que Bianca Jagger vestiu no dia do seu casamento com o músico Mick Jagger, dos The Rolling Stones.
Há ainda outro nome na lista de possíveis homenagens. A cantora Diana Ross, de 81 anos, que usou um look semelhante no filme "Mahogany", de 1975. Pela primeira vez em mais de 20 anos, a artista voltou a marcar presença na Met Gala, envergando um vestido branco com uma cauda superior a cinco metros, que exigiu a ajuda de cerca de dez seguranças.
O mundo do hip-hop voltou a estar em peso na Met Gala. Pela primeira vez na história do evento, a cantora Lauryn Hill, dos Fugees, marcou presença, envergando um fato em amarelo-manteiga — uma das cores tendência deste ano.
Um pouco mais extravagante foi o look escolhido por André 3000, do icónico grupo Outkast. O músico e produtor subiu as escadarias do Metropolitan Museum of Art com, nada mais nada menos, do que um piano de cauda às costas. Mas havia uma razão para tal excentricidade: a caminho do evento, o artista lançou de surpresa um EP intitulado '7 Piano Sketches'.
Surpresa...bebé a caminho
Rihanna foi uma das celebridades que mais chamou a atenção na Met Gala deste ano, ao mostrar ao mundo que está grávida do terceiro filho fruto da relação com o rapper A$AP Rocky, um dos anfitriões da noite.
A cantora escolheu um visual discreto, em tons de preto, um grande chapéu e um corpete que lhe marca a barriga com a assinatura Marc Jacobs.
Esta foi a segunda vez que a artista marcou presença na Met Gala grávida. Já o tinha feito em 2023, durante a primeira gravidez.
Mais um ano, mais um recorde de milhões
Segundo a imprensa internacional, a Met Gala estabeleceu um recorde histórico ao arrecadar 31 milhões de dólares, superando os 26 milhões do ano anterior.
Este valor recorde foi alcançado antes mesmo da abertura da exposição "Superfine: Tailoring Black Style", do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, que poderá ser visitada entre 10 de maio e 26 de outubro. Esta é a primeira exposição do departamento de moda do prestigiado museu a ser dedicada exclusivamente ao estilo negro.
[Última atualização às 14:46]

