Cultura

Revelado cartaz do grande concerto solidário por Gaza em Wembley: Hot Chip, Jamie XX e James Blake atuam em setembro

Um dos maiores concertos de angariação de fundos para a Palestina acontece em setembro, no estádio de Wembley, em Londres, no Reino Unido. Já são conhecidos os artistas que vão atuar.

Revelado cartaz do grande concerto solidário por Gaza em Wembley: Hot Chip, Jamie XX e James Blake atuam em setembro

O evento, chamado “Together for Palestine”(Juntos pela Palestina), está marcado para o dia 17 de setembro e vai juntar artistas como James Blake e Sampha a músicos da Palestina.

O grande concerto solidário tem como coordenador Brian Eno, conhecido produtor britânico que trabalhou com artistas como David Bowie, U2 e Coldplay. O músico tem sido um grande defensor da causa palestina e do boicote a Israel.

“Perante os horrores de Gaza, o silêncio torna-se cumplicidade. Os artistas sempre ajudaram as sociedades a denunciar injustiças e a imaginar futuros melhores”, disse o produtor britânico, citado pelo “Guardian”.

O objetivo do espetáculo na arena de Wembley, com capacidade para 12.500 pessoas, é angariar fundos para a associação “Choose Love”, que trabalha com 23 parceiros em Gaza no fornecimento de alimentos, material médico e outros apoios, de acordo com o jornal britânico.

O cartaz de luxo é encabeçado por alguns dos maiores artistas britânicos da atualidade, entre eles, Bastille, Cat Burns, Hot Chip, James Blake, King Krule, Jamie XX, Paloma Faith e Sampha. Brian Eno também irá atuar.

Alguns músicos palestinianos também vão subir ao palco, como Adnan Joubran, Faraj Suleiman e Nai Barghouti. Envolvidos na produção do espetáculo estão também Khaled Ziada, fundador e diretor do Festival de Cinema da Palestina em Londres, e Tracey Seaward, responsável pela cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Já o design de produção do evento ficou nas mãos de premiada cenógrafa, Es Devlin, que para além dos trabalhos em teatro, foi responsável pelas digressões de Beyoncé, The Weeknd, Lady Gaga e U2. A designer está a trabalhar com Malak Mattar, uma artista palestiniana, para que o palco possa “expressar a rica beleza da cultura palestiniana”.