Quando a capa foi divulgada suscitou uma curiosidade maior. Com a história ter lugar na província romana da Lusitânia, atualmente grande parte de Portugal, Asterix, Obelix e Ideiafix juntaram-se para esclarecer algumas questões dos fãs.
Quiseram usar uma espécie de rede social e fizeram-no em exclusivo para os SICuidores, os telespectadores da SIC.
Apesar de não poder adiantar muito mais, Asterix revela que a nova história vai ter "romanos, poção mágica e alguns tabefes". Até aqui, é o habitual, mas eis que surgem as novas personagens, os lusitanos, entre os quais um antigo escravo que apareceu na aventura "o domínio dos deuses".
Obelix mostra-se reticente em avançar detalhes, mas o amigo gaulês dá tantas pistas que o final da aventura por terras lusas é descoberto: vai terminar com um "belo banquete".
E se dúvidas existirem, mais ficarão no ar. É a primeira vez que a famosa saga de banda desenhada visita a história e a cultura portuguesas. Cerca de 5 milhões de exemplares serão editados em todo o mundo.
"Asterix na Lusitânia" é o álbum 41 da série originalmente assinada por René Goscinny e Albert Uderzo. Atualmente está nas mãos dos autores franceses: Fabcaro, no texto e Didier Conrad no desenho.
Já foram vendidos mais de 400 milhões de exemplares da saga asterix em todo o mundo.
