Cultura

Ariana Grande é vencedora do vídeo do ano nos MTV Video Music Awards 2025 com "Brighter Days Ahead"

Cantora norte-americana agradeceu aos fãs pela compreensão "como ser humano" e por crescerem consigo.

Ariana Grande é vencedora do vídeo do ano nos MTV Video Music Awards 2025 com "Brighter Days Ahead"
Charles Sykes

A cantora norte-americana Ariana Grande ganhou no domingo o prémio de vídeo do ano no MTV Video Music Awards com a música "Brighter Days Ahead", que também ganhou o prémio de melhor música pop.

"Obrigada por crescerem comigo e por serem tão compreensivos comigo como ser humano", afirmou a cantora e atriz de 32 anos no discurso de agradecimento, dirigindo-se aos fãs, visivelmente emocionada.

Outra artista amplamente premiada durante a noite foi Lady Gaga, que interrompeu uma série de concertos para receber no palco em Elmont, no estado de Nova Iorque, o prémio de artista do ano.

Lady Gaga recebeu ainda o prémio de melhor colaboração, com Bruno Mars, pela música "Die with a smile".

A cantora de 39 anos estava a competir pela estatueta de melhor artista com outros pesos pesados do setor, como Bad Bunny, Kendrick Lamar, Taylor Swift e The Weeknd.

E os prémios de "canção do ano" e melhor álbum do ano vão para...

A cantora Rosé, que prossegue carreira a solo depois de ter explodido com o grupo de K-Pop Blackpink, recebeu o título de "canção do ano" pela sua música "APT", composta também com Bruno Mars.

Sabrina Carpenter ganhou o prémio para o melhor álbum do ano com "Short n' Sweet".

A noite foi marcada por uma estética e performances um pouco nostálgicas, com a presença em palco dos cinquentenários Mariah Carey, Busta Rhymes e Ricky Martin e coreografias que remeteram para os anos 1980 e 1990, especialmente entre jovens artistas como Doja Cat e Tate McRae.

O rapper Kendrick Lamar, grande vencedor dos últimos Grammy Awards, onde arrecadou cinco prémios, saiu de mãos vazias, apesar de estar nomeado em várias categorias.

No ano passado, a edição decorreu em plena campanha eleitoral e a grande vencedora da noite, Taylor Swift, apoiante de Kamala Harris, apelou aos fãs para que fossem às urnas. Desta vez, nada disso aconteceu, numa noite em que a artista evitou cuidadosamente qualquer mensagem política.