A 31 de outubro celebra‑se o 15.º aniversário da estreia da icónica série The Walking Dead nos Estados Unidos. Desde então, ao longo de 12 anos e 11 temporadas, a série tornou‑se uma referência no mundo televisivo, inclusive em Portugal. Para assinalar esta data, vão ser leiloados diversos objetos emblemáticos da produção, destinados aos fãs que desejam possuir algo que faça parte desta história.
Até ao próximo dia 1 de novembro, os fãs de The Walking Dead terão a oportunidade de adquirir peças únicas da série. Mais de 1.000 adereços que fazem parte de toda a franquia vão ser leiloados, numa colaboração entre a AMC Networks e a Heritage Auctions.
“Vai lembrar às pessoas a força que esta série teve. Tenho orgulho no facto de termos mudado a forma como se faz televisão com esta série, e de ter feito parte disso", afirmou Greg Nicotero, supervisor dos efeitos especiais de maquilhagem, citado pela Associated Press (AP).
Entre os adereços mais emblemáticos que vão a leilão destacam-se o fato e o chapéu de xerife usados por Rick Grimes, personagem principal interpretada por Andrew Lincoln, durante a 1.ª temporada.
Também inclui o conjunto original de seis peças de pijama pertencente à “Teddy Bear Girl”, a menina 'zombie' que tenta atacar Rick no episódio piloto, logo após este abandonar o hospital onde estava internado.
Destaca-se também a guitarra de Glenn Rhee (2.ª temporada), a besta de Daryl Dixon (1.ª à 3.ª temporada) e a sua mota Triumph Bonneville Chopper (1.ª à 4.ª temporada), o taco de basebol “Lucille” de Negan (6.ª à 10.ª temporada), a catana de Michonne (3.ª temporada), assim como várias mascaras dos 'zombies' que foram aparecendo ao longo da série.
Os objetos mais baratos em leilão têm um preço inicial de 500 dólares, enquanto o item mais caro é um Pontiac Tempest original de 1971, que surge nos primeiros minutos do episódio piloto da série, com um valor base de 25.000 dólares.
Franquia deu origem a vários spin-offs
A série The Walking Dead terminou em novembro de 2022 com o episódio “Rest in Peace” (“Descansa em Paz”, em português).
No entanto, ao longo dos anos, a bem-sucedida franquia deu origem a vários spin-offs dentro do mesmo universo, tais como The Walking Dead: Daryl Dixon, The Book of Carol, The Walking Dead: Dead City, The Walking Dead: The Ones Who Live, The Walking Dead: World Beyond, Fear the Walking Dead, Tales of the Walking Dead e More Tales From the Walking Dead Universe.

