Cultura

Florence and the Machine confirmados no NOS Alive 2026 para apresentar novo álbum

Os Florence and the Machine regressam ao NOS Alive a 11 de julho de 2026 para apresentar, pela primeira vez em Portugal, o seu sexto álbum, Everybody Scream, que será lançado no final deste mês. Criado após uma experiência pessoal traumática de Florence Welch, o álbum aborda temas como feminilidade, relacionamentos e morte.

Florence Welch, dos Florence and the Machine, atua no terceiro dia do Cala Mijas Festival 2023, a 2 de setembro de 2023, em Mijas, Espanha.
Florence Welch, dos Florence and the Machine, atua no terceiro dia do Cala Mijas Festival 2023, a 2 de setembro de 2023, em Mijas, Espanha.
Bianca de Vilar / GETTY IMAGES

A icónica banda britânica Florence and the Machine regressa a Portugal no próximo ano para atuar no Palco NOS do festival NOS Alive, a 11 de julho. Liderado pela carismática vocalista Florence Welch, o grupo de indie rock vem apresentar pela primeira vez em solo português o seu sexto e mais recente álbum, Everybody Scream, com lançamento marcado para o próximo dia 31 deste mês.

O álbum conta com colaborações de destaque, incluindo Mark Bowen, guitarrista da banda IDLES, que aparece no videoclipe de Everybody Scream, Aaron Dessner, membro fundador dos The National e conhecido pelas suas parcerias com Taylor Swift, e ainda a cantora e compositora Mitski. Foi escrito e produzido ao longo dos últimos dois anos por Florence Welch, de 39 anos, que há cerca de dois anos enfrentou uma experiência de quase morte após sofrer um aborto espontâneo.

Durante o período de recuperação, a artista mergulhou num universo de "exploração do misticismo espiritual, da bruxaria e do horror folclórico", que deu origem a um álbum centrado na "feminilidade, nos relacionamentos, no envelhecimento e na morte, expondo o lado mais sombrio da banalidade do quotidiano."

A digressão Everybody Scream arranca em fevereiro do próximo ano e deverá prologar-se, pelo menos, até ao verão, com espetáculos já confirmados em grandes cidades europeias como Londres, Paris, Viena e Berlim.

Uma carreira cheia de hits e concertos em Portugal

No ativo desde 2007, os Florence and the Machine já lançaram cinco álbuns: Lungs (2009), Ceremonials (2011), How Big, How Blue, How Beautiful (2015), High As Hope (2018) e Dance Fever (2022). Ao longo dos anos, foram consolidando a sua posição nos vários tops dos Estados Unidos e do Reino Unido, acumulando prémios de relevo na indústria musical.

A última vez que os Florence and the Machine atuaram no NOS Alive foi em 2022, durante a digressão Dance Fever. No ano seguinte, passaram pelo MEO Kalorama com o mesmo projeto.

Anos antes, tinham estado no Super Bock Super Rock, em 2015, com um concerto na MEO Arena, e também no então Optimus Alive, em 2010. Estavam ainda previstos para atuar no mesmo festival em 2012, mas tiveram de cancelar o concerto devido a problemas nas cordas vocais de Florence Welch.

O NOS Alive realiza-se no Passeio Marítimo de Algés, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2026. Já está confirmado o regresso dos emblemáticos Buraka Som Sistema e dos Nick Cave & The Bad Seeds. Os bilhetes já se encontram à venda na página oficial do festival.