Cultura

O fim de uma era que marcou gerações: MTV vai desativar canais de música na Europa até ao final do ano

A MTV irá encerrar cinco dos seus canais musicais na Europa até ao final deste ano. A decisão da Paramount Global, que surge após 44 anos de transmissão, faz parte de um plano de redução de custos, refletindo o declínio das audiências e a mudança nos hábitos de consumo.

Um balão de ar quente em forma do logótipo da MTV no Thunderbird Balloon Classic anual, realizado em Scottsdale, Arizona.
Loading...

É o fim de uma era e a prova clara da mudança nos gostos e hábitos de consumo de música e videoclips. Os canais musicais da MTV, canal de televisão norte-americano, vão ser desativados na Europa até ao final deste ano. O anúncio surge após 44 anos de transmissão contínua e faz parte das medidas da Paramount Global para reduzir custos.

Até 31 de dezembro, cinco dos vários canais da MTV vão ser retirados do ar: MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live. A operação começa no Reino Unido e na Irlanda, estendendo-se a outros países da Europa, como França, Alemanha, Áustria, Polónia e Hungria, até atravessar o outro lado do oceano e chegar ao Brasil e à Austrália.

O declínio nas audiências e as mudanças nos hábitos dos espetadores, que passaram a preferir as redes sociais e o streaming, podem também estar na origem da decisão de encerrar estes canais de televisão. Porém, os eventos Video Music Awards e os Europe Music Awards vão continuar a realizar-se.

Mais de quatro décadas de história

Lançada nos Estados Unidos em 1981, a MTV transformou completamente a forma como o mundo consumia música ao transmitir videoclipes 24 horas por dia. Em pouco tempo, tornou-se uma plataforma indispensável para artistas e fãs, moldando a indústria musical e influenciando tendências culturais à escala global.

O primeiro videoclipe a ser transmitido pela MTV foi da música Video Killed the Radio Star, da banda britânica The Buggles, no dia 1 de agosto de 1981. Essa escolha foi simbólica, marcando o início de uma nova era na indústria da música, em que o videoclipe se tornaria uma ferramenta central para a promoção dos artistas.

Ter um videoclipe exibido na MTV era o sonho de qualquer artista que sonhava com uma carreira de sucesso, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.

Ícones como Madonna, Michael Jackson ou Guns N' Roses viram as suas músicas alcançarem milhões de pessoas graças à visibilidade proporcionada pela MTV, que revolucionou para sempre a promoção e o consumo musical.

Além disso, a MTV ficou marcada por programas de sucesso como o MTV Unplugged, que até hoje é relembrado pela atuação memorável dos Nirvana em 1993. Episódio transmitido apenas em 1994, meses após a morte do vocalista Kurt Cobain.

[Artigo atualizado às 22:13 a 14 de outubro de 2025]