Cultura

Encenador Ricardo Pais celebra 80 anos com homenagem e reposição dos seus maiores sucessos

Uma das figuras centrais do teatro contemporâneo português, Ricardo Pais celebra 80 anos e mais de 50 de carreira com uma homenagem que inclui a inscrição dos seus anos de dedicação teatral numa sala da casa que dirigiu artisticamente durante mais de uma década.

O encenador Ricardo Pais discursa durante a cerimónia de homenagem pelo Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, 16 de Outubro de 2025.
Loading...

Os anos dedicados ao teatro ficam agora eternizados numa das salas do Teatro Nacional São João, espaço que dirigiu artisticamente durante mais de uma década. Com 80 anos e mais de 50 de carreira, Ricardo Pais, figura central do teatro contemporâneo português, confessa que é o palco, mais do que a sala, que o inspira e move.

Considerando o antigo encenador "um exemplo de liberdade" e reforçando "é um exemplo com toques geniais de liberdade", Marcelo Rebelo de Sousa considerou que Ricardo Pais está "para durar" e que "a homenagem aos 80 anos peca talvez por excesso", brincou.

A homenagem continua até domingo, com a reposição de dois dos seus espetáculos mais emblemáticos: Turismo Infinito e Almada Nada.

- Com Lusa