Cultura

Quando o céu é o palco: Rock in Rio vai ter espetáculo aéreo em 2026

O Rock in Rio contará, no próximo ano, com um espetáculo aéreo no Parque Tejo, em Lisboa. A SIC acompanhou, em Espanha, os treinos dos pilotos que vão protagonizá-lo.

Loading...

A próxima edição do Rock in Rio vai oferecer aos festivaleiros um espetáculo aéreo. Durante os quatro dias do festival, cinco pilotos vão montar um palco no céu.

Em Espanha, antes dos treinos, decoram-se os aviões com guitarras e cores e, depois de devidamente alinhados, afinam-se os últimos detalhes.

Tudo a postos para uma coreografia com várias manobras acrobáticas e passagens de alta velocidade. A patrulha luso-espanhola Yakstars prepara-se para protagonizar o espetáculo apelidado de "The Flight", que vai ocorrer junto ao Palco Mundo e promete ser memorável.

“Vão ver manobras que estão habituados a ver individualmente, como o looping. Vamos fazer loopings, mas com cinco aviões juntos. É espetacular”, afirma Patrick Koch, piloto da patrulha Yakstars.

Durante cerca de 10 minutos, o céu vai dançar entre cruzamentos milimétricos, manobras acrobáticas e ritmos vertiginosos guiados por mãos experientes.

O convite é a olhar para as nuvens uma vez por dia, entre as 20h00 e as 21h00, durante os intervalos das atuações no festival. Depois, é só seguir o desenho do fumo colorido e deixar-se levar pelas voltas e reviravoltas das manobras mais arrojadas, e, ao mesmo tempo, apreciar o tradicional fogo de artificio.

“Vai ser um espetáculo inédito, num sítio espetacular, junto da Ponte Vasco da Gama, numa hora espetacular, e vamos proporcionar isto a todos os espectadores do Rock in Rio, aponta Tiago Correia, também ele piloto da patrulha Yakstars.

Com a atuação da cantora norte-americana Katy Perry já confirmada, o Rock in Rio Lisboa regressa em 2026, no fim de semana de 20 e 21 de junho, e logo a seguir, a 27 e 28 de junho, no Parque Tejo, em Lisboa. Pela primeira vez, o festival vai levar o entretenimento a novas alturas.