Cultura

Museu do Louvre, em Paris, foi assaltado

Os assaltantes, cujo número ainda não foi divulgado, terão chegado ao museu de 'scooter' e usado um elevador de carga para entrar na sala da qual furtaram as joias.

Museu do Louvre, em Paris, foi assaltado
Gonzalo Fuentes

Joias foram roubadas este domingo de manhã do Museu do Louvre, em Paris, por assaltantes que se puseram em fuga, disseram a ministra da Cultura e fontes policiais, mantendo-se o edifício encerrado durante o dia.

De acordo com as investigações iniciais, o incidente ocorreu entre as 09:30 e as 09:40 locais. O valor dos objetos furtados ainda está a ser avaliado.

De acordo com fonte policial, os assaltantes, cujo número ainda não foi revelado, estavam armados, levavam pequenas motosserras e terão chegado ao museu de 'scooter'. Usaram, depois, um elevador de carga para entrarem na sala que lhes interessava.

O roubo ocorreu na abertura do Louvre, segundo a ministra da Cultura de França.

Gonzalo Fuentes
"Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local junto com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em curso", escreveu Rachida Dati, na sua página na rede social X.

O montante do assalto é de um "valor inestimável", declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, acrescentando à imprensa que "três ou quatro assaltantes" agiram em "sete minutos".

"O Museu do Louvre continuará encerrado hoje, por motivos excecionais", informou a instituição na sua conta na rede social X, numa mensagem publicada também em inglês.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, com quase nove milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros.

Vários museus assaltados em França nos últimos tempos

Vários museus franceses foram recentemente alvos de roubos e furtos, o que expôs possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância.

Em meados de setembro, objetos de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, causando uma "perda inestimável" para a pesquisa e o património.

O roubo envolveu vários objetos de ouro nativo, na sua forma natural, explicou o museu, avaliando os prejuízos em perto de 600.000 euros.

Também em setembro passado, um importante museu de porcelana em Limoges, no centro da França, foi assaltado, tendo os danos sido estimados em 6,5 milhões de euros.