Cultura

Galerias de arte, novos restaurantes e um clube secreto: um roteiro por Lisboa

Um passeio por Lisboa, para descobrir espaços com interesse, abertos ao público recentemente. Eis as melhores propostas para um roteiro na capital portuguesa.

Loading...

O roteiro citadino começa no 8Marvila, agora transformado numa galeria de arte a céu aberto, com artistas de renome nacional e internacional e outros que serão "convidados surpresa", enquanto o projeto durar. 

Todos, alguns com diferentes linguagens estéticas, vão transformando os muros deste antigo armazém de vinhos, renovando o cenário urbano, num ponto de encontro acessível a todos. A arte, alma deste projeto vivo, cresce todos os dias; os visitantes conhecem os artistas enquanto assistem à produção dos murais, vendo o processo criativo. 

A galeria destaca-se pelas exposições individuais e coletivas, com iniciativas que cruzam a fine art, a street art, a arte psicadélica e a escultura. 

O novo JNcQuoi

Seguimos para o mais recente projeto do JNcQuoi, aberto há poucos dias na Avenida da Liberdade, dedicado ao peixe e marisco. Uma homenagem à ligação entre Portugal e o oceano atlântico, numa ementa a quatro mãos. 

Carabineiro ao alho com ovos de codorniz, cherne com gambas brancas do Algarve e polvo à lagareiro são muito pedidos. A cada prato adiciona-se uma pitada de outros temperos e sabores sem desvirtuar a tradição portuguesa. Um novíssimo restaurante, onde até as fardas dos funcionários aludem ao mar.  

Boato: uma experiência social

Mergulhamos depois noutro espaço, mais secreto, chamado Boato. Um supper club que se define mais como uma experiência social.  

O conceito é mesmo um espaço restrito, só com admissão após inscrição prévia, para um jantar onde os convidados se conhecem ao longo de dez momentos de degustação, que compõem este menu. 

Comida acompanhada por cartas especiais que ajudam a quebrar o gelo. No final, elege-se o melhor prato e o melhor boato. 

Arte em Belém

Deste local, que não se pode revelar, seguimos para um bem mais conhecido e acessível, à beira-rio, em Belém. O Pavilhão Julião Sarmento, renovado pelo arquiteto Luís Carrilho da Graça, inaugurado em junho, acolhe obras da coleção de arte do artista, falecido em 2021. 

Podem apreciar-se trabalhos de João Onofre, cuja obra fala de uma sociedade que premeia o sucesso e a competição com humor, no registo que faz do incontrolável e do fracasso. Entre outros nomes, justificados pela admiração de Julião Sarmento por esses artistas, com obras que colecionava. 

A primazia dos sabores ibéricos

Depois da visita cultural que abriu o apetite, o jantar será no primeiro Fismuller em Portugal. Com créditos firmados em Madrid e Barcelona, aqui criam-se pratos diferentes com sabor ibérico. 

Este é o mais recente espaço da família La Ancha fora de Espanha, onde há mais de um século é conhecido pela gastronomia e um dos 124 recomendados pelo Guia Michelin daquele país. Também faz parte da lista dos 50 Best Discovery Madrid, que abrange restaurantes, bares e hotéis. 

Ingredientes de época, com inspiração nórdica, traduzem simplicidade e criatividade, mas com pouca intervenção, para que o sabor dos alimentos sobressaia em cada prato.