Os Arctic Monkeys preparam-se para quebrar um jejum de quatro anos sem dar sinais de vida na indústria musical. Na quinta-feira, 22 de janeiro, a banda britânica de Sheffield, referência do indie rock, vai lançar uma nova música, embora não se trate de um regresso oficial do grupo, pelo menos para já.
A War Child Records partilhou, esta terça-feira, uma publicação onde confirma o lançamento de uma música por parte da banda formada por Alex Turner, Jamie Cook, Nick O'Malley e Matt Helders.
No início deste mês, a organização sem fins lucrativos, que trabalha na proteção e educação de crianças afetadas pela guerra e angaria fundos através da música, partilhou uma publicação sobre a produção de um álbum solidário.
Na altura, não foram revelados nomes oficiais, mas a especulação surgiu de imediato entre os fãs, que apontaram para possíveis participações dos Fontaines D.C. e de Damon Albarn, vocalista dos Blur e dos Gorillaz.
No caso dos Arctic Monkeys, a confirmação surgiu quase de imediato, depois de o produtor de longa data da banda, James Ford, e o baterista Matt Helders terem partilhado a mesma publicação nas redes sociais, segundo a NME.
Esta será a primeira música lançada pelos Arctic Monkeys desde a edição do álbum "The Car" (2022), seguido de uma digressão que se prolongou apenas ao longo de 2023.
Novo álbum e digressão a caminho?
Em agosto do ano passado, segundo a NME, a banda terá registado uma nova editora, a Bang Bang Recordings, e atualizado o seu website, deixando no ar a possibilidade de um novo projeto e, muito provavelmente, de uma digressão mundial.
De acordo com a mesma publicação, que citava a página @hasitleaked na rede social X (antigo Twitter), os Arctic Monkeys teriam ainda sessões de gravação em estúdio agendadas para novembro, com o lançamento do álbum previsto para este ano, admitindo-se também a realização de uma digressão de verão.
