Cultura

Liza Minnelli lança primeira música em 13 anos e integra álbum pioneiro criado com recurso a IA

A canção integra o mais recente projeto da tecnológica ElevenLabs, “The Eleven Album”, o primeiro álbum musical gerado por inteligência artificial, que reúne a colaboração de artistas e produtores de renome.

A cantora Liza Minnelli atua em concerto com MenAlive no espetáculo Winter Spectacular, no Segerstrom Center for the Arts, em Costa Mesa, Califórnia, a 13 de dezembro de 2012.
A cantora Liza Minnelli atua em concerto com MenAlive no espetáculo Winter Spectacular, no Segerstrom Center for the Arts, em Costa Mesa, Califórnia, a 13 de dezembro de 2012.
Allen Berezovsky / GETTY IMAGES

Aos 79 anos, Liza Minnelli, filha de dois ícones de Hollywood, a atriz e cantora Judy Garland e o realizador Vincente Minnelli, lançou a sua primeira música em 13 anos, desta vez com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).

O mais recente tema da atriz e cantora, “Kids, Wait Til You Hear This”, já se encontra disponível e dá também título ao seu próximo livro de memórias, cujo lançamento está previsto para março. Antes disso, no final deste mês, estreia o documentário “Liza Minnelli: A Incrível e Absolutamente Verdadeira História”, narrado na primeira pessoa.

Com mais de 60 anos de carreira, Liza Minnelli colaborou recentemente com a ElevenLabs, empresa especializada em geração de voz por Inteligência Artificial, na produção de “The Eleven Album”.

Trata-se do primeiro álbum musical gerado por IA, mas com a permissão total de artistas humanos, com o objetivo de "gerar composições totalmente originais e com qualidade de estúdio.”

“O que me interessou aqui foi a ideia de usar a minha voz e novas ferramentas ao serviço da expressão, e não em vez dela. Este projeto respeita a voz do artista, as escolhas do artista e a sua propriedade”, referiu Liza Minnelli em comunicado.

O álbum, que mistura rap, pop, R&B e EDM, conta com 13 faixas e reúne a colaboração de diversos artistas e produtores de renome.

Entre eles, Art Garfunkel, Patrick Patrikios (que trabalhou com Britney Spears e Christina Aguilera), King Willonius, o rapper e produtor IAMSU!, o compositor Demitri Leiros (com trabalhos para Netflix, Apple TV+ e HBO Max), Emily Falvey, Sunsetto, KondZilla, Chris Lyons, os artistas de música gerada por IA Kai e Angelbaby, e ainda Michael Feinstein, cinco vezes nomeado aos Grammys.