A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu esta quarta-feira em Londres, aos 87 anos. O presidente da Câmara de Cascais, onde esta instalada a “Casa das Histórias, Paula Rego”, manifestou um “sentimento de grande pesar” pela morte da artista. Em entrevista na SIC Notícias, Carlos Carreiras considerou que “a cultura portuguesa fica manifestamente mais pobre com a morte de Parla Rego”.
O autarca revelou que “Paula Rego sempre recusou que se chamasse museu” à sua “Casa das Histórias”, por querer que fosse sempre uma “casa jovem, virada para o futuro”, considerou Carlos Carreiras.
O presidente da Câmara de Cascais manteve um relacionamento próximo com a artista de quem guarda uma nota na qual Paula Rego escreveu um pedido: “Para que tratasse bem os seus bonecos”.
Câmara de Cascais decreta dia de luto municipal esta quinta-feira
O presidente da Câmara de Cascais, concelho onde se situa a Casa das Histórias Paula Rego, vai decretar um dia de luto municipal na quinta-feira pela morte da pintora, hoje, aos 87 anos, anunciou a autarquia.
“A Câmara Municipal de Cascais, por decisão do seu presidente, vai decretar um dia de luto municipal para amanhã, 09 de junho”, é referido numa nota publicada na página do equipamento cultural na rede social Facebook.
Na nota, o autarca Carlos Carreiras e o presidente do conselho diretivo da Fundação D. Luís, Salvato Teles de Menezes, lamentam a morte da pintora e reiteram condolências à família.
“Tudo faremos para honrar a sua memória através das atividades programadas e a programar na Casa das Histórias Paula Rego”, referem.
No comunicado, Carlos Carreiras e Salvato Teles de Menezes destacam que a “cultura portuguesa perde assim uma das suas mais importantes e irreverentes criadoras, alguém que se distinguiu como mulher, ser humano e artista”.
Destacam igualmente a sua vida, o percurso profissional e o seu estilo artístico.
“Em 2009, foi inaugurada em Cascais a Casa das Histórias, com projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura, um museu dedicado à obra de Paula Rego, que, desde então, acolheu inúmeras e importantes exposições da sua obra”, é referido na nota.
A Casa das Histórias Paula Rego é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais (distrito de Lisboa), sendo gerido pela Fundação D. Luís I.