Exposições

“É uma grande honra”: Vhils partilha imagens de exposição nas Pirâmides de Gizé

O artista é o primeiro português a integrar a exposição "Forever is Now" - que já vai na 5.ª edição - inaugurada esta terça-feira nas Pirâmides de Gizé, no Egito. Pode ser visitada até 7 de dezembro. 

"Doors of Cairo", do artista português Vhils
"Doors of Cairo", do artista português Vhils
Reprodução/Instagram Vhils

O artista português Vhils partilhou esta terça-feira no Instagram imagens da obra “Doors of Cairo” (Portas do Cairo), instalada junto às Pirâmides de Gizé, no Egito. A instalação faz parte da exposição "Forever is Now", na qual participam 10 artistas. Vhils é o único - e primeiro - português a integrá-la.

“É uma grande honra criar uma obra em diálogo com um dos monumentos mais emblemáticos da história da humanidade”, escreve na publicação nas redes sociais.
“‘Doors of Cairo’ é, acima de tudo, uma reflexão sobre a conexão entre as pessoas e o seu contexto, a memória e o lugar, o que perdura e o que desaparece. Cada porta carrega a sua própria história: camadas de tinta, arranhões, impressões digitais e reparações, testemunhas silenciosas das vidas que outrora emolduraram. Guardam histórias de uso e resistência, vestígios das pessoas e dos lugares que as moldaram.”

A 5.ª edição acontece entre 11 de novembro e 6 de dezembro. Foi fundada pela curadora franco-egípcia Nadine Abdel Ghaffar "com o objetivo de apoiar iniciativas artísticas e culturais egípcias".

Além do artista português, participam também a arista brasileira Ana Ferrari, o italiano Michelangelo Pistoletto, a dupla franco-russa Recicle Group (Andrey Blokhin e Georgy Kuznetsov), o turco Mert Ege Köse, a egípcia Salha El Masry, o libanês Nadim Karam, o franco-beninês King Houndekpinkou, o sul-coreano J.Park e a norte-americana Alex Proba com a SolidNature, do neerlandês David Mahyari.