Cultura

“Os demónios do meu avô”: bastidores de filme de animação para visitar no Museu da Marioneta

Filme português retrata o regresso a uma aldeia transmontana. 

“Os demónios do meu avô”: bastidores de filme de animação para visitar no Museu da Marioneta

O filme de animação português “Os demónios do meu avô” retrata o regresso a uma aldeia transmontana. Os bastidores podem ser vistos no Museu da Marioneta, em Lisboa.  

Rosa decide abandonar a cidade e partir ao encontro do avô, que vive em Vale de Sarronco, uma aldeia em Trás-os-Montes.  

A ideia surgiu em 2014, mas só no ano passado é que o filme começou a ser produzido.  

É através de marionetas que é contada a história em stop motion: para um segundo de ação são necessárias 12 fotografias, um trabalho que demorou cerca de um ano.  

As esculturas de Rosa Ramalho, uma das mais emblemáticas ceramistas portuguesas, serviram de inspiração para as figuras que ganham vida na longa metragem.  

A exposição “Do outro lado da câmara, os demónios do meu avô” pode ser vista até 27 de março no Museu da Marioneta, em Lisboa.