Várias personalidades do cinema, incluindo diversos nomeados aos Óscares, fizeram questão de falar à comunicação social sobre a guerra na Ucrânia. As declarações na passadeira vermelha, ante do início da cerimónia, faziam esperar uma maior atenção ao conflito durante a 94.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, que afinal se limitou a cumprir um minuto de silêncio.
“A crise da Ucrânia deu origem a um êxodo de pessoas, mais um êxodo de seres humanos ao longo da História e os filmes desta noite destacam esse êxodo em “Encanto” e “Flee – A Fuga”. Esses são filmes nomeados que falam sobre pessoas deslocadas. Esta é uma questão relevante neste momento, esta é uma forma de dizer a essas pessoas, que elas não estão sozinhas, de que apesar de estar aqui, estou com elas. “, disse a atriz Jamie Lee Curtis, uma das artistas que se pronunciou sobre o tema, antes do início da cerimónia.
Várias estrelas de Hollywood exibiram um laço com as cores da bandeira da Ucrânia, em sinal de apoio ao povo ucraniano.
Os produtores da cerimónia disseram que planearam um espetáculo otimista, onde a guerra na Ucrânia não foi esquecida, mas cuja mensão ao conflito se ficou apenas pela exibição de mensagem de solidariedade, quenato se cumpriu um minuto de silêncio.