Pela primeira vez, as joias da Coroa e peças da ourivesaria real portuguesa vão ter uma “morada própria e permanente”. A partir do dia 1 de junho estarão expostas no Museu do Tesouro Real, na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A coleção é composta por mais de mil peças, entre as quais a laça de esmeraldas de D. Mariana ou a caixa de tabaco encomendada por D. José ao ourives do Rei de França, no século XVIII.
Apresentado como “a nova joia de Lisboa”, o Museu do Tesouro Real abre portas na próxima semana e tem como desígnio projetar a capital “como um destino cada vez mais atrativo para residentes e visitantes de todas as partes do mundo”.
No novo museu estará exposta “uma coleção com mais de mil peças”. Um “acervo único de valor patrimonial inestimável” que é constituído por raras e valiosas joias, insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, como é exemplo a coroa, a laça de esmeraldas de D. Mariana, aquela que se pensa ser a segunda maior pepita de ouro do mundo ou a caixa de tabaco encomendada por D. José ao ourives do Rei de França, no séc. XVIII, e que a amante de Luís XV não queria deixar sair de Paris”.
Símbolos únicos de poder e objetos pessoais de luxo que “representam uma das mais importantes coleções mundiais, pela sua dimensão, raridade e qualidade e contam a história de Portugal vivida a partir do Palácio Nacional da Ajuda, a casa dos últimos reis de Portugal”.
A exposição foi pensada em 11 núcleos, que vão desde o ouro e diamantes do Brasil às moedas e medalhas da Coroa, passando pela Baixela Germain e pelas viagens do Tesouro Real, “numa abordagem aprofundada sobre a origem e percurso das peças que os compõem”.
“O Museu do Tesouro Real realça o valor artístico e simbólico das peças, explicando o seu papel ao serviço da monarquia, nas funções cerimoniais de representação do poder régio, na devoção real, na atividade diplomática ou no colecionismo oitocentista”, destacam em comunicado as várias entidades envolvidas nestes novo projeto museológico, cuja “gestão operacional e turística ficará a cargo da Associação Turismo de Lisboa”.
Aberto de segunda a domingo, entre as 10:00 e as 19:00 (no verão) e as 18:00 (no inverno), os bilhetes para o Museu do Tesouro Real variam entre os sete (jovens e idosos) e os 10 euros, mas há descontos para famílias e escolas.