Desporto

Família diz que Pistorius está muito traumatizado para regressar aos treinos

O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, acusado de ter matado a namorada em fevereiro, continua muito  traumatizado para regressar aos treinos, anunciou hoje a família. 

© Siphiwe Sibeko / Reuters

Pistorius, que aguarda em liberdade o julgamento pelo alegado envolvimento na morte da namorada, foi recentemente autorizado a sair do país para participar em competições desportivas. 

"O Oscar não está a cumprir qualquer programa de treino. Ele ainda está  muito traumatizado", disse o tio do atleta, acrescentando que "ele nem consegue sair de casa". 

Arnold Pistorius acrescentou que a família do atleta, o primeiro bi-amputado  a competir em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, está a ajudá-lo a "estabilizar emocionalmente". 

Oscar Pistorius, de 29 anos, está acusado de homicídio premeditado da  namorada, a modelo Reeva Steenkamp, e aguarda o julgamento em liberdade,  depois de ter pagado uma caução de 85.000 euros. 

O atleta, que foi detido no dia 14 de fevereiro depois da morte da namorada,  diz que disparou contra a porta da casa de banho sem saber que ela estava  no seu interior e que o fez para se defender de um intruso que receava estar ali escondido.  

Pistorius, a figura mais mediática do desporto paralímpico, tem no seu palmarés oito medalhas em Jogos Paralímpicos, conquistadas nas últimas três edições, das quais seis de ouro. 

Lusa