Desporto

Governo do Qatar vai averiguar alegada exploração nas obras do Mundial2022

O governo do Qatar anunciou hoje ter contratado um escritório de advogados internacional para investigar os indícios de exploração de trabalhadores envolvidos na construção de infraestruturas para o Mundial de futebol de 2022.

© Fadi Al-Assaad / Reuters

"O ministro do Trabalho, em nome do governo, encarregou o escritório  DLA Piper a investigar todas as suspeitas, de forma independente, e a elaborar  um relatório sobre a sua veracidade", afirmou um conselheiro do ministério  dos Negócios Estrangeiros. 

De acordo com Ali Ahmed Al Kholeifi, com base no relatório "o governo  tomará as medidas apropriadas para responder às acusações". 

Uma delegação internacional de defesa dos trabalhadores chegou segunda-feira  ao Qatar para analisar as condições de trabalho dos imigrantes. 

A 26 de setembro, o jornal britânico The Guardian publicou uma investigação  intitulada "a escravatura dos tempos modernos", noticiando que 44 trabalhadores  nepaleses morreram no Qatar, entre 04 de junho e 08 de agosto. 

Segundo o Guardian, os nepaleses, que representam cerca de 40 por cento  dos trabalhadores imigrantes no emirado, são "vítimas de exploração e abusos  que podem ser vistos como a escravatura moderna". 

Entretanto, a FIFA manifestou-se preocupada com os indícios de exploração  de trabalhadores nepaleses envolvidos na construção de infraestruturas para  o Mundial de Futebol2022 e garantiu que o assunto será discutido na reunião  do comité executivo, que decorre hoje e sexta-feira, em Zurique.